News News

Back

Estudantes do Departamento de Artes promovem lançamento de livro sobre Movimento Modernista na dança

Um dos autores da obra, o professor Arnaldo Siqueira Júnior, do curso de licenciatura em Dança da UFPE, estará presente

Estudantes da disciplina Gestão e Produção Cultural, do Departamento de Artes da UFPE, promovem o lançamento da versão e-book do livro “Dança Moderna – 1992-2022”, organizado por Cássia Navas (Unicamp), uma das mais renomadas críticas de dança do País. Aberto ao público, o evento ocorre no dia 1º de dezembro, às 19h, no miniauditório 2 do Centro de Artes e Comunicação (CAC). Na ocasião, o público terá a oportunidade de debater questões envolvendo a influência do Movimento Modernista na dança, incluindo aquela feita no Recife, com um dos autores da obra, o professor Arnaldo Siqueira Júnior, do curso de Licenciatura em Dança da UFPE.

Formada, em sua maioria, por estudantes do curso de licenciatura em Dança, a disciplina de Gestão e Produção Cultural está sendo oferecida pelo Departamento de Artes a partir de uma demanda dos próprios alunos, que procuravam uma formação específica voltada para a atuação na produção cultural. Com isso em mente, o professor Arnaldo Siqueira Júnior propôs a realização de atividades práticas nas quais os estudantes pudessem participar desenvolvendo funções como divulgação, organização e promoção.

LIVRO -  Lançado originalmente em 1992, o livro reinaugura novos olhares sobre a arte do Movimento Modernista de 1922 na dança. A obra tem organização e curadoria de Cássia Navas, com artigos assinados por ela e pelos pesquisadores Arnaldo Siqueira Júnior, Henrique Rochelle e Linneu Dias (1972-2002). 

A edição atual, nos formatos físico e e-book, é organizada em três partes. A primeira delas contém os quatro artigos originais, de autoria de Cássia Navas e Linneu Dias. No miolo, apresenta registros fotográficos referentes à publicação dos anos 1990 e da atualidade. Na sequência, traz dois capítulos inéditos: “Dança em São Paulo hoje: continuidade e instabilidade, de 1992 a 2022”, por Henrique Rochelle e “Dança na Semana de Arte Moderna: importância e desimportância”, de Cássia Navas. Encerra a obra texto de Arnaldo Siqueira sobre o tema “Modernidade, dança no Recife”.

Mais informações
Professor Arnaldo Siqueira

arnaldo.siqueirajr@ufpe.br 

Date of last modification: 23/11/2023, 14:00