News News

Back

Estudantes do Colégio de Aplicação conquistam o 1º lugar no concurso FrancEcolab 2023

O resultado foi anunciado no dia 28 de outubro, durante uma cerimônia realizada no Lycée Français François Mitterrand, em Brasília

Uma equipe formada por dez estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE) conquistou o 1º lugar da categoria dedicada ao Ensino Médio no Programa FrancEcolab Brasil 2023, projeto de educação ambiental promovido pela Embaixada da França. O resultado foi anunciado no dia 28 de outubro, durante uma cerimônia realizada no Lycée Français François Mitterrand, em Brasília. Com isso, a instituição recebe R$ 14.040,00 em materiais para serem utilizados nas aulas.

Fotos: Divulgação

Estudantes e docente comemoram resultado no concurso

Na ocasião, a professora do CAp Fernanda Puça França e a estudante Heloísa Almeida representaram a equipe Voix de la planète (Voz do planeta), também formada por Alice Medeiros, Aline Nunes, Dirceu Neto, Beatriz Maia, Isabela Crasto, Arthur Cabral, Kaio Ruan, Laysa Barros e João Victor. O grupo está na 1º ano do Ensino Médio.

Ao participar do Programa FrancEcolab, estudantes de escolas públicas e privadas se envolvem em projetos plurilíngues e interdisciplinares ao longo do ano. Os finalistas têm a oportunidade de participar de atividades pedagógicas na cidade onde ocorre a cerimônia de premiação.

O tema desta edição foi “As Florestas no Brasil” e o concurso foi organizado da seguinte maneira: na Categoria 1, estudantes do Ensino Fundamental 1 precisavam criar uma história a partir do tema “Era uma vez uma espécie animal ou vegetal a salvar…”; na Categoria 2, estudantes do Ensino Fundamental 2 deveriam criar uma mini reportagem em vídeo a partir do tema “Apresente em vídeo uma espécie em extinção no Brasil e imagem uma solução para protegê-la”; na Categoria 3, estudantes do Ensino Médio precisavam fazer um programa de rádio a partir do tema “Por que proteger as florestas do Brasil?”.

Os estudantes do CAp escolheram produzir o programa deles sobre a preservação do manguezal. Como parte do processo, a turma assistiu a uma palestra da radialista Lina Fernandes, ex-aluna do curso de Rádio e TV da UFPE.

Esta é a terceira vez em que equipes do CAp ganham prêmios no Programa FrancEcolab. Em 2022, a equipe HippoCAp conquistou o 1º lugar na Categoria 2 com o vídeo “L’hippocampe” e a equipe Mangue Ville conquistou o 2º lugar na Categoria 3 com o vídeo “Le palétuvier rouge”. O tema da edição era “Em defesa do Oceano e dos rios: preservar a biodiversidade”.

Em 2021, quando o tema proposto foi “Como evitar a chegada dos plásticos ao oceano?”, a equipe do 8º ano conquistou o 1º lugar na Categoria 2 com o vídeo “Capybaras en Plastique”.

Mais informações
Professora Fernanda Puça França

fernandapuca@capufpe.com

Date of last modification: 06/11/2023, 16:48