News News

Back

Editora UFPE participa de feira nacional dedicada exclusivamente a livros eletrônicos gratuitos

Publicadora pernambucana apresenta no evento virtual uma seleção de 19 obras mais baixadas do seu catálogo de 539 e-books

De hoje (18) até o dia 31 deste mês, acontece a 1ª Feira do Livro de Acesso Aberto, evento virtual organizado pela Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A Editora UFPE é uma das 29 publicadoras universitárias participantes, expondo em sua página no evento uma amostra formada pelas 19 obras eletrônicas mais baixadas do seu portal de e-books gratuitos, que atualmente reúne 539 livros digitais e contabiliza cerca de 33 mil downloads mensais.

A proposta da feira, uma das pioneiras no país a dedicar-se exclusivamente a livros eletrônicos gratuitos, é divulgar ao público leitor que grande parte das editoras universitárias brasileiras disponibiliza um catálogo de obras digitais em acesso aberto, isto é, disponíveis para download gratuito. No site do evento, o internauta encontra um vasto catálogo das editoras participantes, todo ele disponível para ser baixado gratuitamente.

O portal de e-books da Editora UFPE, inaugurado em maio de 2021, foi um dos pioneiros no Brasil na proposta de democratizar o conhecimento produzido na Universidade através de uma plataforma gratuita que permitisse acesso livre a um considerável catálogo de obras eletrônicas, passíveis de serem lidas em qualquer gadget com tela e acesso à internet, como smartphones, leitores de e-books, tablets e notebooks. De janeiro a setembro de 2023, o portal registrou um total de 304 mil downloads de livros digitais. A expectativa é de que até o final do ano tenham sido baixadas do site mais de 400 mil cópias de livros eletrônicos.

A Editora UFPE apresenta a seguinte seleção de e-books na 1ª Feira do Livro de Acesso Aberto:

1 - A linguagem do cinema: uma introdução (Rodrigo Carreiro)
2 - Abordagens qualitativas na pesquisa em administração (André Luiz Maranhão de Souza Leão; Fernando Gomes de Paiva Júnior; Sérgio Carvalho Benício de Mello)
3 - Armadilhas da língua espanhola: “falsos amigos” – convergências – divergências – ambiguidades – equívocos (Vicente Masip)
4 - Bioestatística: curso prático utilizando R e Excel (José Roberto Botelho de Souza)
5 - Diários da travessia: experiências pedagógicas no Nordeste durante a pandemia (Editora UFPE; Editora IFRN)
6 - Feminismo de mercado: quando a publicidade e o mercado “compram” as pautas feministas (Soraya Barreto Januário)
7 - Futebol das mulheres no Brasil: emancipação, resistências e equidade (Soraya Barreto Januário; Jorge Knijnik)
8 - Gestão de unidades de informação na atualidade (Edilene Maria da Silva)
9 - Literatura e Educação: temas em interface (Lívia Suassuna)
10 - Literatura fantástica, casas mal-assombradas, metamorfoses (André de Sena)
11 - Literatura, música e sociedade: perspectivas interdisciplinares sobre o Brasil (Jonatas Ferreira; Josias de Paula Jr.; Lucas Victor Silva; Carlos Sandroni)
12 - Manual de Condutas em Pediatria da UFPE (Elisabete Pereira Silva; Maria Márcia Nogueira Beltrão; Paula F. C. de Mascena Diniz Maia)
13 - Metodologia do trabalho científico (Ítalo D’Artagnan Almeida)
14 - O direito à literatura (Aldo de Lima)
15 - Para além do Ocidente cristão: outras Idades Médias? (Bruno Uchoa Borgongino)
16 - Pesquisas e metodologias em artes (Robson Xavier da Costa; Maria Betânia e Silva; Lívia Marques Carvalho)
17 - Pré-história do Nordeste do Brasil – 5ª edição (Gabriela Martin)
18 - Teoria política e do Estado (Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega)
19 - Tópicos em música e neurociências (Antonio Nigro; Viviane Louro)

Date of last modification: 18/10/2023, 14:49