News News

Back

Disciplina pioneira de Criatividade Computacional do CIn apresenta projetos inovadores em IA Gerativa

O Centro de Informática (CIn) da UFPE convida o público para sessões abertas de apresentação dos projetos finais da disciplina, nos dias 20 e 25 deste mês

O Centro de Informática vem promovendo desde 2020 uma disciplina pioneira no Brasil: a Criatividade Computacional. “A IA gerativa é uma área emergente que utiliza técnicas de inteligência artificial para criar conteúdo em diversas modalidades, como texto, imagem, áudio, música e vídeo”, explica o professor Filipe Calegario, que, em conjunto com o professor Giordano Cabral, ministra a disciplina para as graduações do Centro de Informática. A disciplina de Criatividade Computacional busca explorar o potencial dessas tecnologias, capacitando os alunos a desenvolverem projetos inovadores e experimentais.

No semestre de 2023.1, os estudantes trabalharam com modelos multimodais e ferramentas de IA gerativa e foram desenvolvidos dez projetos que abrangem diversas combinações de técnicas e modalidades, resultando em experimentos com: geração de voz cantada, geração de conteúdo musical, elaboração de histórias, tradução de gírias de diferentes regiões do país, criação automática de flash cards para ensino de línguas, geração de conteúdo publicitário, geração de capas de álbuns musicais, geração de histórias e vídeos a partir de descrição textual.

O CIn realizará sessões abertas de apresentação dos projetos finais da disciplina, permitindo que o público em geral tenha contato com as inovações desenvolvidas pelos alunos. As apresentações ocorrerão nos dias 20 e 25 deste mês, no anfiteatro do CIn, em dois horários: no dia 20, quarta-feira, das 13h às 15h, e no dia 25, segunda-feira, das 15h às 17h.

O evento é uma oportunidade única para conhecer os avanços e aplicações da IA gerativa, além de prestigiar o trabalho dos estudantes que estão na vanguarda dessa tecnologia. A iniciativa coloca o CIn da UFPE como protagonista no cenário nacional e internacional de pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial gerativa.

Mais informações
fcac@cin.ufpe.br

Date of last modification: 14/09/2023, 13:13