News News

Back

Dilemas e questões da educação pública são temas de “Conselho de Classe”, peça que será apresentada no projeto Terça em Cena

Espetáculo é encenado gratuitamente no dia 27 deste mês, às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, no CAC

Da assessoria do evento

A educação pública brasileira, suas encruzilhadas, questões éticas e políticas, é tema de “Conselho de Classe”, texto do dramaturgo carioca Jô Bilac, que ganhou uma adaptação para os palcos do Recife pelas mãos de alunos do curso de Teatro da Universidade Federal de Pernambuco. A peça é apresentada gratuitamente dentro do projeto Terça em Cena, no dia 27 de fevereiro, às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, localizado no Centro de Artes e Comunicação, da UFPE. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação. Além da peça, os discentes envolvidos no espetáculo promoverão uma oficina gratuita de interpretação, no dia 29 de fevereiro (quinta-feira), às 19h. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação.

Na trama de “Conselho de Classe”, um grupo de professores se reúne para propor melhorias para a escola em que lecionam. Com visões distintas a respeito do processo de ensino e aprendizagem, eles precisam encontrar denominadores comuns em seus discursos, mas acabam se deparando com abismos ideológicos. Em meio ao crescente conflito, os personagens Edilamar, professor de Educação Física; César, de Matemática e de Biologia; Paloma, de Português e Literatura brasileira; e Mabel, de Artes, são confrontados tanto com dilemas pessoais quanto com questões de ordem da micro e macropolítica no campo da educação.

Livremente adaptado do texto de Jô Bilac, o espetáculo ganha novas camadas ao ser levado à cena por alunos do curso de Teatro da UFPE, sendo a própria universidade um centro de conhecimento e formação público. Para a encenação, os alunos se inspiraram na poética naturalista e nas técnicas de Constantin Stanislavski, evidenciando também o caráter político do texto, no que diz respeito às demandas dos docentes, seja por melhores condições das salas de aula, de salário e das próprias dinâmicas de ensino, como também de seus dramas pessoais.

O espetáculo surgiu na disciplina Laboratório de Encenação, ministrada pela professora Virgínia Schabbach, e estreou em abril de 2023. No mesmo ano, a obra também foi apresentada na Semana de Calouros da UFPE e no Festival de Teatro Estudantil (Feted).

OFICINA - No Terça em Cena, além da apresentação dos espetáculos, os alunos são estimulados a exercitar a pedagogia e, por isso, as iniciativas contempladas prevêem a oferta de uma oficina. Associada à encenação, será realizada a atividade gratuita “Construção para atores”, no dia 29 de fevereiro, das 19h às 21h. As inscrições devem ser feitas através do Instagram do Terça em Cena @tercaemcenaufpe.

Na oficina, serão abordadas ferramentas relativas à construção de personagens, com experimentações na composição de corpo, gestos, movimentos e também no figurino. Com isso, se buscará dar fundamentos para que os intérpretes se apropriem de técnicas para o processo de criação de suas personagens em qualquer tipo de dramaturgia. A oficina será ministrada por Álvaro de Farias, Lucas Carvalho, Mariana Azevedo e Thayná Nascimento.

SOBRE O TERÇA EM CENA - Idealizado em 2019 para abrir espaço para a produção dos graduandos do curso de Teatro/Licenciatura da UFPE, o Terça em Cena é um espaço múltiplo: ao mesmo tempo em que oferece à sociedade atividades artísticas, também propicia aos discentes espaço para se desenvolverem enquanto artistas e docentes. Os alunos estão presentes em todas as etapas do projeto, que tem uma dinâmica similar à de um festival: pré-produção, produção, execução e pós-produção, executando as funções de coordenação, produção, mediação, curadoria, comunicação, entre outras.

A seleção das obras que compõem a quarta edição do Terça em Cena aconteceu por chamada pública, através de edital publicado no Instagram @tercaemcenaufpe, espaço onde também são publicadas informações e novidades sobre o projeto. O Terça em Cena é uma realização da Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Centro de Artes de Comunicação, em parceria com o Feteag - Festival de Teatro do Agreste.

Ficha técnica
Encenadores: Álvaro de Farias, Lucas Carvalho, Mariana Azevedo e Thayná Sena
Atores: Giovana Fonseca, Gisela Gati, Lara Melo e Nathanael Josh
Livre adaptação do texto de Jô Bilac: Lucas Carvalho, Mariana Azevedo, Thayná Sena
Figurino: Mariana Azevedo
Iluminação: Lucas Vinícius
Escolha da trilha sonora: Álvaro de Farias, Lucas Carvalho, Mariana Azevedo e Thayná Sena
Sonoplastia e cenário: Álvaro de Farias
Marcação de cenas: Lucas Carvalho
Organização e produção: Thayná Sena

Date of last modification: 23/02/2024, 15:18