News News

Back

Dia Nacional alerta para a importância da doação de leite humano

Banco de leite do HC deseja receber doação de leite materno para alimentar bebês prematuros

Lembrar a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano são os principais objetivos da instituição do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado amanhã (19). Outra meta é a divulgação de bancos de leite do Brasil, como o do Hospital das Clínicas da UFPE, que supre os recém-nascidos prematuros internados e que não podem ser alimentados por suas mães. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Elza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil

Estoques estão baixos nas unidades de saúde de todo o Brasil

Em tempos de pandemia de Covid-19, os estoques estão baixos em todo o país por causa das medidas de isolamento social. “Precisamos da solidariedade das mamães que preenchem os pré-requisitos para doar: aquelas que estão amamentando seus filhos, são saudáveis (incluindo os exames de sífilis, HIV e hepatite) e têm leite excedente”, explica a coordenadora do Banco de Leite do HC, Jackelyne Faierstein.

O processo de doação começa com uma ligação telefônica em que são realizadas a triagem e o cadastro. O telefone do HC é (81) 2126.3831. Com a aptidão da doadora, um funcionário do HC vai à casa da mamãe para levar os vidros esterilizados para a coleta do leite. Após uma determinada quantidade alcançada, a doadora liga para esse mesmo número para ser efetuada a busca do leite com total segurança.

A ciência já comprovou que o leite materno é o alimento mais valioso para o bebê. “É o único alimento que fornece os nutrientes necessários para os recém-nascidos. No leite, estão presentes todas as substâncias para o correto desenvolvimento do bebê, além de auxiliar na prevenção de infecções e outras doenças”, acrescentou Jackelyne Faierstein.

Date of last modification: 18/05/2020, 16:00