News News

Back

Departamento de Energia Nuclear da UFPE recebe visita de representantes da CNEN, do CRCN e de cinco institutos de pesquisas

Visita ocorreu no dia 14 deste mês

No último dia 14, o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do governo federal, Francisco Rondinelli; o diretor do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), professor Carlos Brayner; e representantes de cinco institutos de pesquisas (Ipen-SP, IRD-RJ, IEN-RJ, CDTN-MG, CDTN-PE) realizaram visita ao Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O principal objetivo foi conhecer as instalações do Museu de Ciências Nucleares, mas a programação se estendeu para incluir uma exploração abrangente de outras áreas e atividades do departamento.

Foto: Divulgação

Professora Helen e os diretores da CNEN e do CRCN

A visita foi conduzida pela professora Helen Jamil Khoury, que levou o grupo inicialmente para o Museu de Ciências Nucleares, seguindo para o Laboratório de Proteção Radiológica (LPR) e o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes (LMRI), ambos coordenados por ela. Os pesquisadores puderam conhecer de perto as instalações e projetos inovadores desenvolvidos nestes laboratórios e em seus grupos de pesquisas.

Em seguida, a comitiva seguiu ao Laboratório de Tomografia Computadorizada de Raios-X (LTC-RX), sob a coordenação do professor Antonio Antonino, onde foram apresentadas as pesquisas em andamento e os avanços na área de Tomografia de Raios-X.

Diversos projetos foram apresentados durante o encontro

A visita não se limitou aos laboratórios, estendendo-se à RadInstruments, uma startup incubada no DEN, cujos responsáveis tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos e contribuições para o cenário científico e tecnológico, e culminou com a exploração da Biorrefinaria de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso), coordenada pelo professor Rômulo Menezes, que destacando os esforços da UFPE na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o gerenciamento de resíduos. Os professores Antonio Antonino e Rômulo Menezes são, respectivamente, o coordenador e o vice-coordenador do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC).

Date of last modification: 21/11/2023, 15:09