News News

Back

Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019 terá etapa em Pernambuco no mês de setembro

Ao todo, quatro seleções foram inscritas para a disputa: Senegal, Angola, Cabo Verde e Venezuela

A Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019 chega a Pernambuco, pela primeira vez. As atividades acontecerão, no dia 15 de setembro, a partir das 8h, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Antes disso, no dia 13 de setembro, haverá um ciclo de palestras, a partir das 14h30, no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg), no Campus Recife da UFPE. 

O evento busca promover a integração a partir do esporte e a inclusão dos diferentes povos. As inscrições para voluntários (40 vagas) podem ser feitas em formulário on-line. E as inscrições para as palestras gratuitas (150 vagas) podem ser feitas neste link. Nas duas modalidades, as inscrições seguem abertas até o preenchimento das vagas. Serão emitidos certificados de participação.

Ao todo, quatro seleções foram inscritas para a disputa: Senegal, Angola, Cabo Verde e Venezuela. Apesar dos nomes, as equipes são mistas, com competidores de diversos países compondo cada bandeira. Na edição atual, estarão presentes atletas amadores representantes de Haiti, Guiné Bissau, Cabo Verde, Angola, Senegal, Venezuela, Colômbia, Israel e Benin. Cada equipe terá 20 jogadores, totalizando 80 imigrantes refugiados. A equipe vencedora da etapa local disputará a fase final, no mês de outubro, no Rio de Janeiro.

A entrada para os jogos na Arena de Pernambuco é gratuita. Quem quiser poderá levar um quilo de alimento não perecível para doação a uma instituição a ser definida pela organização do evento.

REALIZAÇÃO – Em Pernambuco, a copa será realizada pela primeira vez (o torneio também é inédito no Nordeste) graças a uma corrente de voluntários e de organização a partir de ONGs, sociedade civil e organizações ligadas ao futebol. Estão incluídos representantes da ONG África do Coração (São Paulo); do Grupo de Embaixadores para o Desenvolvimento (Gade), que integra o projeto de extensão da UFPE “Múltiplos olhares e esforços sinérgicos para promoção da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: uma proposta de extensão universitária”, coordenado pela professora Nathália Paula de Souza, do curso de Nutrição do CAV/UFPE; do Ministério Público de Pernambuco (MPPE); da Defensoria Pública da União (DPU); e do Escritório de Assistência à Cidadania Africana em Pernambuco (Escape). 

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF), na figura do presidente Evandro Carvalho, garantiu a viabilização da Arena de Pernambuco para a realização da competição. O torneio também recebeu o apoio do Sport Club do Recife, que doou uma camisa oficial autografada e materiais esportivos para os atletas.

COPA – A Copa dos Refugiados e Imigrantes foi criada, em 2014, na cidade de São Paulo (SP), como uma iniciativa da ONG África do Coração, com o apoio da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). O tema da edição deste ano é “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país”. 

Ao todo, a competição envolve aproximadamente 1.120 atletas de 39 nacionalidades, reunindo pessoas em situação de refúgio e imigrantes. As disputas regionais acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Curitiba e Recife. As seis cidades poderão enviar um representante para a fase final, que acontecerá, no mês de outubro, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os vencedores terão direito à passagem aérea, à hospedagem e à alimentação.

Mais informações
Grupo de Embaixadores para o Desenvolvimento (Gade)
(81) 98691.9013

gadehaiti18@gmail.com

Date of last modification: 30/08/2019, 14:02