News News

Back

Centro de Educação da UFPE sedia eventos do Setembro Azul

A programação tem início na próxima segunda-feira (25)

No mês de setembro, o Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será o anfitrião de atividades em celebração ao Setembro Azul, período dedicado à celebração das conquistas da comunidade surda. Na segunda-feira (25), o auditório Carlos Maciel será palco do III Simpósio do Dia Nacional dos Surdos. O local receberá também, na sexta-feira (29), o VII Seminário de Educação de Surdos e Libras (SESLIBRAS). Ambos os eventos serão conduzidos presencialmente e emitirão certificado de participação.

Com o tema “Qualidade de vida e educação da comunidade surda”, o III Simpósio do Dia Nacional dos Surdos ocorre na segunda-feira (25), das 14h às 18h. Tem como finalidade promover a reflexão e discussão sobre a importância da educação de surdos (Lei 14.191/21) e sua modalidade bilíngue na formação de docentes que trabalham diretamente ou indiretamente com pessoas surdas.

O tema será debatido por Ana Lúcia, representante da Associação de Surdos de Pernambuco (ASSPE); e Tatiana Martins, do Centro de Apoio ao Surdo de Pernambuco (CAS); além de Tiago Ferreira e Girlaine Aguiar, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento é uma colaboração do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE) com o CE. Tem coordenação do docente José Arnor, do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE).

SESLIBRAS
Com o tema “As trajetórias dos trabalhos dos tradutores e intérpretes de língua de sinais nas determinadas áreas específicas”, o VII Seminário de Educação de Surdos e Libras (SESLIBRAS) ocorre no dia 29 deste mês, das 8h às 12h, no auditório do Centro de Educação (CE) da UFPE. Também organizado pelo DPSIE, contará com a presença de Irany Silva, representando o Núcleo de Acessibilidade da UFPE (Nace), bem como dos professores Kátia Lucy e Rodrigo Machado, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e de Tiago Coimbra, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Date of last modification: 22/09/2023, 13:17