News News

Back

Bertoleza, startup de estudantes de Medicina da UFPE, de pós-graduandos do iLika e de Matemática, está entre as dez finalistas brasileiras no Santander X Award Brasil

Equipe busca auxiliar o diagnóstico da esquizofrenia e de outras doenças mentais

Da assessoria do projeto

A startup de nome provisório Bertoleza, com capital semente de quase R$ 1 milhão (R$ 995 mil) pelo CNPq/Sempi/MCTI/FNDCT intitulado CNPq IA2, foi selecionada entre as dez melhores startups brasileiras por Potencial de Impacto e Idéia Inovadora pelo Santander X Award, e segue para a próxima fase. onde somente três serão selecionadas. A startup é um dos fomentos à tecnologia dos Institutos Keizo Asami (iLika) da UFPE, Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (Ines) e Sabiá-Samsung

A equipe da Bertoleza é multi e intradisciplinar com integrantes da Medicina (Psiquiatria, Imunoterapia), Matemática, Física, Computação. A origem do trabalho vem da healthdrones.tech, em consolidação no mercado, mas que, junto à Epitrack, já ajudou a Unicef a combater surtos de doenças na África e no Brasil e inspiradas na Epitrack, também constituída por membros da equipe, no passado, que foi uma startup atuante no segmento de Digital Health, focada no desenvolvimento de soluções em saúde. Foi eleita como a startup de maior impacto social do Brasil, segundo o The Venture, e ficou entre as dez startups do mundo. Desenvolveu a primeira plataforma mundial de vigilância participativa em eventos de massa, chamada 'Saúde na Copa', na Copa do Mundo de 2014 e ‘Guardiões da Saúde’, nos Jogos Olímpicos na Rio2016.

NOVA FASE - A esquizofrenia é uma doença mental complexa e debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O diagnóstico da doença ainda é essencialmente baseado em entrevistas psiquiátricas e depende dos relatos dos pacientes e seus cuidadores, os quais muitas vezes são subjetivos e limitados. Há uma urgência em melhorar o diagnóstico e auxiliar o monitoramento contínuo de indivíduos com doenças mentais. Sabe-se que tecnologias podem auxiliar o diagnóstico de diversas doenças, entretanto, a Inteligência Artificial (IA) apresenta um sério problema fundamental-teórico: é falha ao lidar com eventos não repetitivos. 

Diante dessa lacuna, almeja-se corrigir a falha da IA utilizando análise geométrica em outros espectros (áudio, vídeo, proteômica), como a equipe já fez anteriormente durante o surgimento da pandemia de covid-19 neste artigo disponível aqui. A experiência também foi detalhada no trabalho que pode ser acessado neste link.

Para os coordenadores da startup, entre eles o pesquisador Jones Albuquerque, com a experiência acumulada, agora, a equipe busca auxiliar o diagnóstico da esquizofrenia e de outras doenças mentais, por meio de ferramentas de análise do discurso e dos gestos dos pacientes usando do conhecimento prévio descoberto por Prêmios Nobel do passado para tentar entregar à sociedade, hoje, uma tecnologia absolutamente diferente, inovadora e assertiva, como foram os raios-X, as ultrasons e as ressonâncias, para tentar melhorar sua saúde mental da sociedade como um todo.

Date of last modification: 10/10/2023, 17:01