News News

Back

Ato virtual contra cortes no orçamento do CNPq reúne reitores, entidades científicas e sociedade

Com os cortes, também serão inviabilizadas bolsas de pesquisa, de iniciação científica e de pós-doutorado

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e outras seis instituições de ensino do Estado realizaram, na manhã de hoje (20), o “Ato Pernambucano em Defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – CNPq: patrimônio nacional”. A manifestação pública aconteceu em resposta ao corte do crédito suplementar de R$ 690 milhões, aproximadamente 90% dos recursos disponíveis para a ciência no Brasil, por decisão do Ministério da Economia. Participaram do ato on-line reitores, vice-reitores, representantes de entidades científicas e da sociedade.

A transmissão aconteceu no canal da UFPE no YouTube. No ato, a UFPE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) manifestaram preocupação e indignação contra os cortes de recursos para o fomento à ciência no País, que colocam em risco o funcionamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com os cortes, também serão inviabilizadas bolsas de pesquisa, de iniciação científica e de pós-doutorado. Além disso, cerca de R$ 2 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) seguem pendentes de destinação, prejudicando o desenvolvimento científico do Brasil.

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, reforçou o impacto negativo dos cortes e destacou a importância da ciência para o desenvolvimento e a soberania de todas as nações. “A ciência, assim como as universidades, elas são estratégicas, imprescindíveis e necessárias a toda e qualquer sociedade. Não é possível conceber uma sociedade, hoje em dia, sem essas duas instituições: a universidade e a ciência. E elas têm um papel, portanto, estratégico na colocação do país na geopolítica global”, defendeu ele.

O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, foi enfático ao afirmar que o cenário de cortes vai numa “contramão histórica justamente no momento em que nós mais precisamos da ciência”, não somente no contexto de pandemia da Covid-19, mas também de questões globais relacionadas às mudanças climáticas.

“Nós estamos falando de manutenção, de sobrevivência, de respeito e de diálogo”, disse o membro da diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) José Geraldo Ticianeli, que também é reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Segundo ele, é preciso união para reverter o quadro de cortes de recursos.

Para a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, o ato de hoje (20) ajudou a chamar a sociedade para a defesa da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação. “É preciso se criar um importante cordão de proteção às universidades brasileiras e à ciência. E digo isso reforçando a necessidade da defesa da recomposição do orçamento das universidades”, ressaltou ela.

Além do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo, estavam presentes os reitores Marcelo Carneiro Leão (UFRPE), Pedro Falcão (UPE), Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira (Unicap), Airon Aparecido Silva de Melo (Ufape) e Maria Leopoldina Veras Camelo (IF Sertão-PE), além de vice-reitores. O pró-reitor de Ensino do IFPE, Assis Leão da Silva, representou o reitor José Carlos de Sá.

O evento ainda contou com a participação de Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Lucas Ramos, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco; José Antônio Aleixo da Silva, presidente da Academia Pernambucana de Ciências (APC), que encerra o seu mandato hoje (20); Sônia Regina Fernandes, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies); Tadeu Alencar, deputado federal; Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, secretária regional de Pernambuco da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Vinícius Soares, diretor de comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); e Gilberto Rodrigues, diretor da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe).

Date of last modification: 20/10/2021, 20:21