News News

Back

Ação leva pesquisas de sucesso realizadas na UFPE para a Torre Malakoff neste domingo (30)

A promoção é da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) e do Observatório do Conhecimento

Da assessoria da Adufepe

Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura, isto é a universidade pública federal. É com este mote que a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) e o Observatório do Conhecimento promovem, no próximo domingo (30), das 11h às 16h, o Observatório do Conhecimento na Torre Malakoff, integrando a programação do projeto Recife Antigo de Coração. 

Com o objetivo de apresentar para a sociedade civil um recorte dos projetos de pesquisa e programas de extensão de sucesso na UFPE, o espaço receberá mostras de iniciativas em áreas como Petróleo e Gás, Geologia, Engenharia Biomédica, Saúde, Inovações Automobilísticas, Fabricação Digital, Matemática e Astronomia, que possuem alto impacto na vida cotidiana da população em geral e papel fundamental no desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado. As apresentações têm acesso gratuito e são voltadas para o público em geral.

O Observatório do Conhecimento na Torre Malakoff tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade civil sobre o papel essencial desempenhado pelas universidades públicas na produção do conhecimento e desenvolvimento do país. A atuação da UFPE, em específico, no campo das pesquisas e seus projetos multidisciplinares, é referência mundial por seu caráter inovador. O resultado desta vasta produção impacta diretamente na vida cotidiana da população em geral, através do desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas criativas e funcionais para resolver problemas coletivos.

Durante todo o dia, o público poderá passar pelos estandes dos projetos de pesquisas produzidos na Universidade, em seus mais diversos segmentos, além de assistir vídeos destacando as iniciativas de sucesso da universidade pública e deu papel fundamental para o desenvolvimento do país. “A ideia é também despertar o interesse da população para o ingresso na Universidade, através de exemplos claros do que eles poderão produzir enquanto profissionais e pesquisadores qualificados", conta o presidente da Adufepe, professor Edeson Siqueira, do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE.

Participam da ação projetos como os desenvolvidos pelo Departamento de Engenharia Biomédica, que estudam o uso da inteligência artificial para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças como o Alzheimer e o câncer de mama; o “Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Fitoterápicos Padronizados a Partir da Flora Regional”, do Departamento de Farmácia; o Grea3D – Grupo de experimentos em artefatos 3D, que trabalha no desenvolvimento de ações de prototipagem e impressões em 3D, fabricação digital, sistemas generativos de projeto, robótica e modelagem paramétrica. O Laboratório de Ensino de Matemática (Lemat), responsável pela discussão e reflexão sobre o ensino da Matemática, aplicada na prática atividades, métodos e estratégias didáticas, com a finalidade de aperfeiçoamento, capacitação e estímulo permanente da atividade docente em Matemática.

Mais informações
(81) 3036.2250

Date of last modification: 28/06/2019, 15:42