Asset Publisher Asset Publisher

Back

Ministro da Educação, Camilo Santana, conhece projetos da UFPE durante visita ao Campus Recife

Após participar da posse da professora Márcia Angela na Fundaj, Santana veio à UFPE e visitou o Centro de Bioterismo e o Restaurante Universitário

Por Eugênia Bezerra

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na última sexta-feira (3), onde participou de reunião na Reitoria, depois seguiu para o Centro de Bioterismo da Universidade e, ao final da visita, conheceu as instalações do Restaurante Universitário, que esteve em obras recentemente. 

Fotos: Júnior Anjos

Reitor e vice-reitor recebem o ministro no gabinete

No gabinete da Reitoria, o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo apresentaram os três campi da UFPE e focaram nos projetos relativos à ocupação do Edifício Celso Furtado (antiga sede da Sudene) e ao Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE. Pró-reitores da UFPE, a nova presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, que é professora da UFPE, e o deputado federal Túlio Gadêlha acompanharam a conversa.

“Temos o desafio de ocupar o Edifício Celso Furtado considerando a integração da Universidade, chamando empresas para cá, e de recolocar o Complexo de Convenções da UFPE na pauta do estado como um espaço para se discutir cultura, educação e ciência”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

“Fiz questão de fazer este agradecimento com as visitas às universidades, que são responsáveis por grande parte da produção científica brasileira. Sabemos o quanto elas sofreram nos últimos quatro anos com a falta de diálogo, falo como ex-governador do Ceará que também sentiu isso. Quero dizer que vamos nos empenhar para reconstruir e avançar. O único caminho para construir um país mais justo, soberano e fraterno é pela educação. Não tem outro. Quanto ao orçamento, é difícil mexer ainda neste ano, mas queremos nos preparar já para no próximo ano voltar a fazer grandes investimentos”, afirmou o ministro Camilo Santana.

Encontro reuniu dirigentes da UFPE

Santana tirou algumas dúvidas sobre as iniciativas e recebeu uma cópia do Programa de Iniciação à Inovação e ao Empreendedorismo para Pós-Graduação e Pós-Doutorado (InovaPG). Experimentou a água tratada pela startup Pluvi e, depois, pediu para dirigir o carro elétrico utilizado nos projetos da UFPE em direção ao Centro de Bioterismo.

Ministro dirige carro elétrico na Universidade

“Este centro vai atender toda a UFPE, o Instituto Aggeu Magalhães, que é ligado à Fundação Oswaldo Cruz, e as outras universidades que demonstrem interesse para suas pesquisas. Este será o único biotério com este padrão em Pernambuco”, apresentou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli (um biotério é um viveiro em que são mantidos animais para estudos de laboratório).

Centro de Bioterismo vai atender também outras instituições

Mesmo com a agenda apertada por conta de outros compromissos e dos horários da viagem, o ministro Camilo Santana concordou em conhecer o Restaurante Universitário da UFPE, onde cumprimentou estudantes.

Comitiva também visitou o RU, que esteve em obras

FUNDAJ – Pela manhã, o ministro Camilo Santana empossou a nova presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Angela Aguiar, que é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia da UFPE, em solenidade no Cinema da Fundação/Museu da Fundaj, em Casa Forte. O reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo participaram da solenidade de posse.

Foto: Assessoria/Fundaj

Professora Márcia Angela toma posse na Fundaj

“É uma honra para mim presidir a Fundaj e sou a primeira mulher [no cargo]. Entro com o compromisso de fazer uma gestão democrática e participativa, de buscar a valorização dos servidores. A primeira proposta que apresentei ao ministro [Camilo Santana] foi para realização de um concurso público para a Fundaj. O último foi em 2006, ou seja, há muitos servidores perto de se aposentar e muitos jovens sem poder entrar”, citou Márcia Angela Aguiar. Conheça mais sobre a trajetória profissional da nova presidenta da Fundaj aqui.

Date of last modification: 08/03/2023, 14:58