Navigation Navigation

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Hortaliças, cultivadas através de técnicas desenvolvidas na Berso, são distribuídas na área de convivência do Departamento de Energia Nuclear da UFPE

Técnicas de compostagem e captação da água da chuva foram aplicadas no manejo da horta orgânica

Por Raiane Andrade

A Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) da UFPE tem produzido e distribuído hortaliças orgânicas em sua horta comunitária e experimental, na área do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade, onde está localizada. O manejo da horta conta com a aplicação de técnicas de compostagem, para a produção de adubo orgânico, e de captação da água da chuva, para a irrigação. Os principais alimentos orgânicos cultivados e distribuídos à comunidade acadêmica são alface, couve, manjericão, cebolinha, pimentão, pimenta, constituindo uma grande diversidade de hortaliças.

A horta comunitária é conduzida por discentes, docentes, servidores e outros colaboradores do entorno da UFPE. Eduarda Falcão conheceu o projeto por meio de uma visita técnica realizada durante a sua graduação em Ciências Biológicas/Ciências Ambientais na UFPE. Atualmente, ela integra a equipe e é responsável pela implementação de hortas e composteiras em pequenos espaços, utilizando o protótipo desenvolvido na Berso. Logo, trata-se de uma forma de incentivar a agricultura urbana, ao mostrar que é possível replicar os modelos de horta orgânica e compostagem em diversos ambientes.

Fotos: Raul Holanda

Entre os produtos estão alface, couve, manjericão, cebolinha, pimentão e pimenta

A Berso, coordenada pelo professor Rômulo Menezes, do DEN, desenvolve outras atividades referentes à gestão de resíduos gerados no Campus Recife da Universidade, como o biodigestor anaeróbico, responsável por acelerar o processo de decomposição de materiais orgânicos para produção de biogás e biofertilizantes, e a usina piloto de biodiesel, onde é feito o reaproveitamento de óleo de fritura para a produção de um biocombustível altamente sustentável. Além disso, há o sistema de captação da água da chuva, instalado com o intuito de coletar e armazenar águas pluviais para serem utilizadas nos processos de compostagem e biodigestão, assim como na irrigação da horta e de jardins.

Das leiras de compostagem presentes no pátio, a partir do processo de decomposição biológica de matéria orgânica na presença de oxigênio, é obtido o adubo orgânico. Patrícia Reis, pesquisadora na área da compostagem, explica que, para realizar o processo, são necessárias proporções de carbono e nitrogênio. Desse modo, o carbono é presente mais na folhagem seca, obtida nas podas e capinas, já a parte nitrogenada vem dos resíduos alimentares, provenientes dos restaurantes. Posteriormente, o material é misturado e conformado em leiras que serão submetidas a reviragens e umedecimento, visto que a compostagem precisa tanto de aeração quanto de umidade. Após alguns meses, o adubo obtido é peneirado para retirada de qualquer material inerte que possa vir a ter.

Adubo orgânico é produzido nas leiras de compostagem

O principal resíduo produzido na Universidade corresponde aos resíduos da biomassa, explica Rômulo Menezes. Antes do desenvolvimento do projeto da compostagem realizada na Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos, o material era mandado para o aterro sanitário, o que gerava custos, em torno de R$ 700 mil por ano na época, além de favorecer a emissão de gases de efeito estufa, devido à técnica utilizada. 

Agora, os projetos desenvolvidos na biorrefinaria são voltados para o aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos por intermédio de práticas de gestão sustentáveis. “O nosso intuito é aproveitar esses resíduos da melhor forma possível e que seja viável, acima de tudo. Viável socialmente, economicamente e ecologicamente”, complementa o pesquisador Dário Primo.

VISITA GUIADA - Outros serviços oferecidos pela Berso compreendem a visita técnica e escolar, que consiste na visita guiada com especialistas da área de biorrefinaria, sendo possível conhecer as pesquisas desenvolvidas e a infraestrutura do local. Fora isso, há a doação de composto orgânico, desde que obedeça às seguintes regras: o material não deve ser utilizado para fins lucrativos, apenas para projetos sociais; é necessário trazer sacos para o armazenamento e pessoas para peneirar o composto, além de ter um veículo para realizar o transporte do produto doado. Para solicitar o agendamento de algum desses serviços, o interessado deverá preencher o formulário on-line disponibilizado no site da biorrefinaria

Mais informações
www.berso.org 
Instagram da Berso @bersoufpe

Date of last modification: 31/01/2023, 16:00