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Tecnologia e Ensino Superior: Novos horizontes acadêmicos

Especial

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que busca criar sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, com o princípio de auxiliar as atividades cotidianas. Com isso, a IA pode contribuir para automatizar tarefas repetitivas, processar grandes volumes de dados rapidamente e detectar padrões e anomalias, sendo uma ferramenta útil, por exemplo, para a realização de cálculos de risco ou mesmo de diagnósticos médicos.

Para adequar as suas funcionalidades a cada tarefa proposta, a IA subdivide-se em diferentes e conexas categorias, como as IAs Generativa, Discriminativa, Reativa, Baseada em Conhecimento, de Aprendizado de Máquina (ou Machine Learning), de Aprendizado Profundo (ou Deep Learning), de Processamento de Linguagem Natural (NLP) e Autônoma. Todos esses tipos carregam potencialidades e possíveis riscos, sejam estes éticos, sociais, políticos ou ambientais, havendo a necessidade de uma educação própria para o seu manejo. 

 

(Pixabay,  2017)

A relação entre humanidade e tecnologia é sempre um debate valioso

 

Entendendo as demandas do tempo presente, a UFPE inaugurou, em seu semestre de 2025.1, o curso de bacharelado em Inteligência Artificial, dando continuidade ao pioneirismo do Centro de Informática (CIn), campus Recife, no cenário da IA no Brasil, estabelecido desde a década de 1970 pelo seu trabalho com a Inteligência Computacional no grupo CIn.AI. Com um total de 50 discentes aprovados pelo Edital nº 07/2025 da Diretoria de Gestão Acadêmica da Universidade, a primeira turma de 25 estudantes iniciou suas aulas no dia 5 de maio de 2025, no que os demais ingressarão no semestre seguinte. 

O reitor Alfredo Gomes, em ocasião de entrevista coletiva no dia 21 de março deste corrente ano, disse que a criação do curso está vinculada ao Plano Nacional de Inteligência Artificial, lançado no ano passado pelo presidente Lula para a formação de especialistas nesta área. Essa iniciativa é um ponto de destaque para o desenvolvimento econômico, visto que a IA impacta diversos setores diretamente, sendo promissora e estratégica quando bem administrada. Assim, a nova graduação corresponde à crescente digitalização e automação de processos, a qual têm gerado uma demanda por profissionais qualificados em IA que sejam capazes de desenvolver soluções inovadoras, éticas e sustentáveis para problemas complexos. Para tal, o curso contará com disciplinas como Aprendizado Profundo, Ética em IA, Inteligência Artificial Generativa e Modelos de Linguagem, e Engenharia de Software para Inteligência Artificial, ainda integrando-se a projetos práticos e a parcerias com o setor produtivo.

 

(UFPE, 2025)

Ocasião de anúncio do curso de graduação em Inteligência Artificial da UFPE

 

Ainda no âmbito da IA, a Universidade também se destaca pelas inúmeras outras ações que desempenha nesse viés. Uma delas é o projeto de extensão Desbloqueando a Análise de Dados para Pesquisa Científica, vinculado ao Instituto Keizo Asami (iLIKA) da UFPE e ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) (campus Afogados da Ingazeira). A ação é coordenada pelas servidoras técnico-administrativas (TAES) Adihélen Santos de Melo e Kaline Mirele Silva Xavier, tendo sido criada em julho de 2024 e visando capacitar pesquisadores para a análise de dados, com foco na pesquisa científica (análise bibliométrica). O projeto apresenta diversos softwares da área para seus participantes, como R, Python, VosViewer e Iramuteq, e demonstra o uso de inteligência artificial para apoio na escrita científica, no que ela opera como um mecanismo automatizador de processos. 

 

(Equipe do projeto, 2025)

Marca do projeto

 

Localizado nas dependências do iLIKA, no prédio da Fiocruz, campus Recife, o Desbloqueando a Análise de Dados desenvolve atividades on-line e presenciais com discentes de graduação e pós-graduação, sendo este último o público de maior receptividade, com a adesão de estudantes do Mestrado em Gestão Pública da UFPE. Docentes do iLIKA,  servidores TAES da UFPE e dois mestrandos servidores de outros órgãos públicos atuam como apoio técnico e instrutores da ação, cooperando para o feedback positivo que o projeto vem recebendo. 

Desse modo, além da bibliometria, o projeto aborda métodos de pesquisa como análise temática, análise de texto e escrita científica criativa, com sua atuação acontecendo por meio de aulas teóricas, práticas e/ou teórico-práticas, em cursos com cargas horárias a partir de 20 horas. Ao promover o uso criativo de softwares, o Desbloqueando a Análise de Dados contribui para melhorar a qualidade e o impacto das pesquisas acadêmicas, visto que os seus participantes demonstram a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em suas pesquisas, valorizando a análise de dados e o potencial da cienciometria para a aceleração da compreensão de seus campos de pesquisa e para identificar lacunas em suas áreas.

(Equipe do projeto, 2024)

Curso presencial de Bibliometrix (pacote) e Biblioshiny (interface gráfica) no R

 

Nesse contexto, a equipe do projeto também entende o imediatismo como um desafio a ser enfrentado em suas formações, posto que se pode associar a possibilidade de uma pesquisa mais rápida à falta de zelo científico. Sobre o assunto, a coordenadora Adihélen comenta: “Apesar de ser uma forma de pesquisa mais célere, a análise de dados exige responsabilidade científica, como toda pesquisa, e critérios rigorosos para obter resultados fidedignos. Para superar esses desafios, compartilhamos e estimulamos a leitura de artigos científicos, discutimos resultados encontrados pelos extensionistas, propomos técnicas de revisão e prezamos pela qualidade das informações coletadas”. 

Atualmente, o Desbloqueando a Análise de Dados está planejando os próximos cursos, divulgando suas atividades e estimulando pesquisadores a realizarem pesquisas com cienciometria, bem como preparando sua participação na VI Semana Científica do Agreste Pernambucano (SECAP VI), pela qual teve um trabalho aprovado para publicação. Além disso, devido ao perfil de seus participantes, o projeto firmou parceria com o Programa de Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, com o qual realizará sua segunda edição. 

Nesse sentido, diante dessas abordagens, a Universidade Federal de Pernambuco reforça o seu compromisso com as pautas contemporâneas e sua atenção às novas tecnologias, visando à formação extra e inter acadêmica nesses quesitos como parte de suas contribuições para o bem-estar da sociedade. 

 

Para saber mais:

Lançamento do curso de graduação em Inteligência Artificial: https://www.ufpe.br/inicio/-/asset_publisher/55e3vpMwmIA2/content/ufpe-lanca-curso-de-graduacao-em-inteligencia-artificial/40615 

E-mail do projeto Desbloqueando a Análise de Dados: desbloqueando.analisededados@ufpe.br

Site do projeto Desbloqueando a Análise de Dados: https://sites.ufpe.br/dadpc/

Date of last modification: 28/05/2025, 14:19