Asset Publisher Asset Publisher

Back

Projeto constrói mini rebocadores elétricos para competição e aprendizagem

A aplicação prática das ciências exatas é uma ótima forma de facilitar o aprendizado dos graduandos da área e despertar o interesse no público geral. O projeto de extensão da UFPE “Modelos de Rebocadores Radio Controlados DUNA 2020” utiliza essa estratégia em sua produção de um modelo elétrico para competição, ajudando a desenvolver novos talentos do ramo dentro e fora da UFPE. 

O projeto conta com a participação da equipe Navicula Boat Design, formada por estudantes de Engenharia Naval, Mecânica, Eletrônica e de Controle e Automação. O objetivo é construir um mini navio rebocador elétrico para participar na edição 2020 do Desafio Universitário de NautiDesign (DUNA), realizado em Joinville (SC). 

O modelo passará pelas fases de projeto, construção e testes, realizadas no Laboratório de Manufatura de Modelos (LABMAN) e no Navicula Research Center (NRC), do curso de Engenharia Naval da UFPE. Após ser finalizado, o modelo competirá no DUNA 2020 em provas de força, tração e obstáculos. 

Após a competição, o projeto realizará apresentações sobre o modelo em escolas públicas. Além disso, os alunos das mesmas serão convidados para conhecer os laboratórios onde o modelo foi construído. Segundo os organizadores, o objetivo é “despertar nos estudantes o espírito criativo e a vontade de formar uma equipe para construir seu próprio rebocador radiocontrolado”. 

O projeto “Modelos de Rebocadores Radio Controlados DUNA 2020” é uma iniciativa do Departamento de Engenharia Mecânica, do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE (CTG-UFPE).

 

Date of last modification: 15/07/2020, 17:40