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Ampliando horizontes: o fortalecimento do ensino de línguas e culturas estrangeiras para além dos limites da universidade

Especial

Em um mundo cada vez mais conectado, o domínio de línguas estrangeiras torna-se essencial para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Aprender um novo idioma abre portas para novas culturas e amplia o acesso ao conhecimento. Nesse sentido, o ensino de línguas estrangeiras consolida-se como uma potente ferramenta de extensão e conexão com a sociedade na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tal vocação encontra no Núcleo de Línguas e Culturas (NLC) um de seus pilares mais sólidos e duradouros. Ao longo de sua história, o NLC tem se dedicado a oferecer uma variedade de cursos de idiomas às comunidades interna e externa da UFPE, fortalecendo o papel da universidade como um espaço prolífico para a inclusão, o fomento à diversidade e o diálogo cultural. A iniciativa promove regularmente cursos de Alemão, Espanhol, Francês e Inglês, com turmas de diferentes níveis, do básico ao avançado.

Dentre a variedade de cursos oferecidos pelo NLC, estão incluídos não apenas os cursos regulares, que promovem a proficiência contínua e um aprendizado mais cadenciado, com aulas semanais e possibilidade de aprofundamento gradual, mas também os cursos intensivos, focados na aprendizagem de forma mais concentrada, com aulas diárias e maior carga horária. As modalidades de ensino incluem formatos presenciais e remotos, ampliando seu alcance e flexibilizando o aprendizado no processo.

Além de sua grade de cursos, o NLC oferece exames de proficiência para os programas de pós-graduação da UFPE, oferecendo aos estudantes a oportunidade de obter certificações para concorrer a bolsas de estudo e oportunidades profissionais no exterior. Não obstante, a iniciativa também fomenta continuamente oficinas e workshops temáticos. De modo geral, sua atuação é fundamental para a política de internacionalização da universidade, preparando estudantes para programas de intercâmbio e cooperação internacional.

Diante desse contexto, o projeto Laboratório de Língua e Cultura Italiana na Educação Básica: ItaliCAp, proposta sediada no Colégio de Aplicação da UFPE (CAp), também surge visando proporcionar o ensino da língua italiana e sua herança cultural aos discentes do CAp, servidores da universidade e à comunidade externa. Somando-se às já consolidadas ações do NLC e ampliando o leque dos cursos de idiomas oferecidos à comunidade, o projeto surge como uma ponte entre a tradição cultural da Itália e a comunidade escolar de Pernambuco.

 

(Arquivo pessoal do projeto, 2024)

Logo do projeto ItaliCAp

 

Coordenado pelo Prof. Dr. Madson Góis Diniz, o projeto foi idealizado para ter a duração de dois anos, com período de realização de 2024 a 2026. A escolha do italiano se justifica por ser um idioma de profunda influência na civilização ocidental, mas ainda pouco explorado na educação básica brasileira. Trata-se de uma iniciativa fundamental para ampliar as habilidades linguísticas dos estudantes e promover uma compreensão mais aprofundada da história e cultura europeias. A respeito da gênese do projeto, o professor explica que: “A ideia do ItaliCAp nasceu da percepção da importância de se ampliar o acesso ao ensino da língua e cultura italiana para além dos muros do Colégio de Aplicação da UFPE (CAp). O CAp é atualmente a única escola pública da cidade do Recife que oferece a disciplina de italiano no currículo escolar. Diante do interesse crescente dos alunos e da relevância histórica e cultural da presença italiana em Pernambuco, identificou-se a oportunidade de consolidar e expandir esse espaço por meio de um projeto de extensão que integrasse ações linguísticas e culturais com a comunidade escolar local. A inspiração veio da convivência direta com os estudantes do CAp e do desejo de ampliar a oferta dessa experiência para outras escolas públicas da Várzea e arredores, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural.”

A equipe do ItaliCAp é composta pela docente colaboradora Patricia Silva, do Centro Italiano Dante Alighieri, estudantes bolsistas de graduação (dos cursos de Turismo/Hotelaria e Secretariado), voluntários e colaboradores convidados, incluindo ex-alunos do CAp e parceiros da comunidade universitária. Conforme explica o coordenador da ação, a organização do trabalho se dá de forma colaborativa, com reuniões quinzenais para o planejamento das atividades pedagógicas e culturais. Os bolsistas atuam no planejamento e execução de oficinas, minicursos e eventos culturais; colaboram também na elaboração de materiais didáticos e estratégias de ensino. Simultaneamente, a coordenação orienta as ações pedagógicas e faz a conexão com as escolas envolvidas, além de manter o diálogo com o Consulado da Itália e outras instituições culturais.

Quanto à metodologia do projeto, o professor Madson detalha: “A proposta metodológica do ItaliCAp é justamente a integração constante entre língua e cultura. Para isso, são realizadas atividades como: oficinas de culinária italiana, exibição e debate de filmes e curtas-metragens, leitura de textos literários adaptados, festivais temáticos, além de práticas orais com música e jogos interativos. Dentre os elementos culturais que mais despertam interesse estão a gastronomia italiana, a música popular e tradicional, e o cinema contemporâneo. As atividades sempre visam ao uso da língua de forma contextualizada, aproximando os estudantes da vivência real do idioma e incentivando o protagonismo na construção do conhecimento”.

O impacto do projeto tem sido sentido de forma significativa tanto na formação dos estudantes quanto dos extensionistas. De acordo com a equipe executora, alunos do CAp relatam que o projeto despertou um novo interesse por línguas estrangeiras e por outras culturas, além de ampliar suas perspectivas acadêmicas e profissionais. Muitos passam a se interessar por cursos superiores ligados à área de Humanidades, Turismo e Letras, por exemplo. Uma das extensionistas, Aline Pedrosa, ex-aluna do CAp, comenta: “Participar do ItaliCAp tem sido uma experiência transformadora. Não só ensino, mas aprendo constantemente. Ver o brilho nos olhos dos alunos ao descobrirem a origem de uma palavra ou ouvirem uma canção italiana pela primeira vez é algo que não tem preço.” Tal troca entre extensionistas e estudantes reforça o sentido da extensão universitária como espaço de formação integral.

A iniciativa pretende ampliar suas ações para alcançar mais escolas públicas da região da Várzea e bairros adjacentes, por meio de parcerias com a Secretaria de Educação e com instituições culturais italianas. Segundo o coordenador, a proposta é também criar módulos temáticos (ex: italiano para o turismo, italiano no cinema, cultura juvenil italiana), além de abrir turmas voltadas a educandos do Ensino Médio de outras escolas e adultos da comunidade. Do ponto de vista institucional, almeja-se consolidar o ItaliCAp como um projeto permanente de extensão vinculado à UFPE, com calendário contínuo, inserção em editais e colaboração com outros projetos interdisciplinares. A intenção é construir uma rede de ensino de italiano no Recife que una escolas, universidade e comunidade.

O projeto ItaliCAp e as ações do NLC atuam de forma complementar para fortalecer o programa de extensão da UFPE e diversificar seu alcance, ao passo em que ampliam a oferta dos cursos de idiomas e resultam na qualificação e formação dos estudantes para um cenário global, atendendo aos interesses da comunidade acadêmica interna e externa.

 

Para saber mais:

ItaliCAp: italiano.aplicacao@gmail.commadson.gois@ufpe.br.

NLC: https://www.ufpe.br/nlchttps://www.instagram.com/nlc.ufpe/.

 
Date of last modification: 27/06/2025, 13:01