Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)
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Defesa de Dissertação da Mestranda N°8 - Maria Jullyanne Cavalcanti de Brito
Pós-Graduação em Educação Física – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 08
Aluna: Maria Jullyanne Cavalcanti de Brito
Orientador: Prof. Vinícius de Oliveira Damasceno
Co-Orientador: Prof. Antonio Jorge Gonçalves Soares
Título: VALIDADE E CONFIABILIDADE DO PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO DE AULA DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO.
Data: 19/07/2018
Hora/Local: 13h – Sala de aula 01 - PPGEF
Banca Examinadora:
Profa. Vinícius de Oliveira Damasceno ( UFPE / Departamento de Educação Física)
Prof. Tony Meireles dos Santos ( UFPE / Departamento de Educação Física)
Prof. Antonio Jorge Gonçalves Soares (UFRJ / Departamento de Educação Física)
Prof. Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (UEM / Departamento de Educação Física)
Resumo:
O objetivo dos estudos que compõem esta dissertação é de elaborar um instrumento de observação da aula com o intuito de medir o grau de adesão dos professores à tecnologia pedagógica do Programa Segundo Tempo, bem como estabelecer sua validade de face, de conteúdo (Artigo 1), validade de critério e confiabilidade (consistência interna, reprodutibilidade intra e interobservador) (Artigo 2). Para a concepção, validação de face e conteúdo, foram realizadas revisões dos documentos que fundamentam o programa, reuniões, consultas com a Equipe Pedagógica e aplicação piloto. Para a validade concorrente e confiabilidade intra e interobservador, foi elaborada uma capacitação de ensino a distância em que os observadores avaliaram duas vídeoaulas em momentos diferentes. Sobre a validade de face e conteúdo, não foram encontradas divergências entre as equipes quanto ao nível de relevância dos itens e seus ponderamentos. Além disso, a aplicação piloto apresentou bons valores de Índice de Concordância (0,71 ± 0,22). Em relação à confiabilidade e validade critério, as medidas do instrumento apresentaram boa confiabilidade (Alfa de Conbrach – 0,90; Reprodutibilidade Interobservador com CCI entre 0,89 e 0,91 e Reprodutibilidade Intraobservador com 11 dos itens apresentando valor de p significativo para ambas videoaulas); contudo, sobre a validade critério, apenas 5 itens apresentaram concordância acima de 50%. Desse modo, é necessário que a capacitação EAD seja reforçada com feedbacks sobre as aulas avaliadas, principalmente em relação às divergências encontradas, a fim de reforçar os critérios de avaliação.
Palavras-chave: Psicometria; Avaliação Educacional; Reprodutibilidade dos testes..