Asset Publisher Asset Publisher

Back

Univerciência aborda Inteligência Artificial nas escolas e dramatização e formação docente

Episódio vai ao ar nesta quinta-feira (28), às 18h, na TVU, canal 11.1

Nesta quinta (28), às 18h, o programa Univerciência vai mostrar um estudo que analisa o impacto da Inteligência Artificial (IA) nas escolas e também uma pesquisa que busca entender como o recurso da dramatização pode auxiliar na formação de novos professores. No episódio, a ser exibido na TVU, canal 11.1, serão abordadas pesquisas que revela a riqueza das expressões musicais das religiões de matriz africana e que produziu uma película protetora natural que contribui para uma maior durabilidade de frutas. O programa pode ser assistido também no site da emissora. 

A Inteligência Artificial está presente em diversas áreas do cotidiano das pessoas. Em resumo, as chamadas IAs são um conjunto de novas tecnologias que permitem que alguns aparelhos executem funções avançadas de modo quase autônomo. Por também estar inserida no contexto educacional, pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe estudam o impacto da Inteligência Artificial nas escolas.

A formação de novos professores envolve questões didáticas, filosóficas, e a prática de fundamentos de ensino e aprendizagem. No Instituto Federal do Maranhão, um professor experimentou utilizar o recurso da dramatização para aprofundar pesquisas sobre a construção da identidade docente. O método está sendo utilizado com estudantes de licenciaturas.

As expressões musicais das religiões de matriz africana conquistaram o público até mesmo durante um período em que sofriam perseguições do Estado brasileiro. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Ceará revelou a complexidade e toda a riqueza dos discos de música de terreiro produzidos entre as décadas de 1930 a 1980.

As frutas são essenciais na dieta diária, por serem ricas em fibras e vitaminas. E a aparência desses alimentos é levada em consideração na hora da compra e também do consumo. Buscando reduzir o descarte e aumentar a durabilidade das frutas, pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista utilizaram uma tecnologia inovadora na criação de uma película protetora natural.

O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no Nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de Ensino Superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.

O conteúdo produzido pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 27 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente na internet por TVs e universidades participantes, e a partir da nova parceria com a TV Brasil, o potencial de alcance chega a 180 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, as instituições que produzem o Univerciência contam com mais de 800 mil pessoas, além de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

Date of last modification: 26/11/2024, 13:49