Asset Publisher Asset Publisher

Back

Relacionamento amoroso, machismo e saúde mental no Giro Nordeste hoje (5)

Coordenadora do grupo de pesquisa “Saúde Mental e Gênero”, a cientista Valeska Zanello comenta sobre a expressão “prateleira do amor” e a objetificação sexual

Para conversar sobre as diferentes posturas de homens e mulheres nos relacionamentos amorosos, a desconstrução do machismo e saúde mental, o Giro Nordeste recebe hoje (5) a psicóloga, filósofa e professora da Universidade de Brasília (UnB) Valeska Zanello de Loyola. Autora do livro “Saúde Mental, Gênero e Dispositivos – Cultura e Processos de Subjetivação”, Zanello também discute nesta edição do programa sobre insatisfação corporal, relações abusivas, violência contra as mulheres e o papel da educação. O programa começa às 20h30 na TVU, canal 11.1, e é uma produção da TVE Bahia com a colaboração de jornalistas de emissoras públicas de televisão e rádio do Nordeste.

Na roda virtual, a cientista discorre sobre alguns achados do levantamento quanto à imagem feminina em grupos masculinos de aplicativo de mensagens instantâneas, de classes média e alta, num período de seis meses. “A objetificação ela vai ser maior ou menor a depender das características físicas das mulheres, então quem mais foi objetificada nesses grupos: mulheres gordas, mulheres negras e mulheres velhas”. Valeska Zanello ainda cita que “outro ponto que apareceu também foi, sobretudo, tratar de forma risível a violência contra as mulheres”. Segundo ela, nesses grupos alguns homens ensinam outros sobre como fazer gaslighting. Ou seja, “mentir pra mulher de maneira que ela se sinta maluca e perca a confiança em si mesma”, explica a professora da UnB.

Sobre o termo “prateleira do amor”, a convidada esclarece que é “uma metáfora que eu criei pra explicar como é que o amor é identitário pras mulheres. O amor ele é construído culturalmente, quer dizer que as mulheres na nossa cultura elas aprendem a amar os homens enquanto os homens aprendem a amar muitas coisas”. Doutora em Psicologia, Valeska destaca que a “prateleira” pressupõe uma relação hierárquica. “É uma prateleira marcada por uma distribuição desigual de poder”, afirma.

Date of last modification: 05/08/2022, 16:41