News News

Back

Sites com acervos digitalizados para pesquisa

 

 

 

Nesse período de pandemia da COVID-19, conheça alguns sites que disponibilizam gratuitamente acervos digitalizados para fins de pesquisas.  

 

 

Biblioteca Nacional – a Biblioteca Nacional Digital disponibiliza um acervo de 2.098.262 documentos, que variam desde exposições, fotografias, textos literários e científicos, artigos, além da Hemeroteca Digital que disponibiliza jornais de todo o país e desde o século XIX. Acesse o site aqui.

 

 

Arquivo Nacional – O Arquivo Nacional é detentor de acervo textual, fotográfico e iconográfico, sonoro, cartográfico, bibliográfico, entre outros. Para acessar os arquivos disponíveis digitais, é preciso acessar o Sistema de Informações do Arquivo Nacional – SIAN e fazer um cadastro simples. Link para o site do Arquivo Nacional. Link do SIAN.

 

 

Companhia Editora de Pernambuco – Além de disponibilizar algumas publicações próprias, a CEPE coloca à disposição o Diário Oficial do Estado, uma coleção de jornais do Recife no século XIX, partituras da Orquestra Armorial de Câmara de Pernambuco, entre outros. Acesse aqui.

 

 

Fundação Joaquim Nabuco – A Fundaj dispõe de um acervo tão diversificado que inclui até rótulos de cigarro! Além disso, o acervo digital inclui cordéis, cartões postais, livros e as obras de Joaquim Nabuco. Além disto, a Villa Digital possui uma coleção muito singular de fotografias. Site da FUNDAJ. Site da Villa Digital.

 

 

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Criada em 2013, a  BBM é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Disponibiliza publicações desde o século XVIII que inclui literatura brasileira, cartas, folhetos, fotografias. Entre o acervo de livros, é possível encontrar obras publicadas por professores da Faculdade de Direito do Recife. Acesse aqui

 

 

Arquivo da Faculdade de Direito do Recife – o Arquivo da FDR é tão antigo quanto a própria Instituição. Assim, possui documentos desde a criação dos cursos jurídicos, além de lista geral de bacharéis e doutores, correspondências, livros de matricula, programas de ensino, relatórios, lista de professores e muito mais. Acesse aqui.

 

 

Oliveira Lima Library – A Oliveira Lima Library é uma biblioteca vinculada à Catholic University of America e reúne a coleção particular que pertenceu ao diplomata Brasileiro Oliveira Lima. Em formato digital, podemos encontrar correspondências trocadas entre o célebre diplomata e ilustre personalidades brasileiras como Euclides da Cunha, Machado de Assis, Gilberto Freire, Clóvis Bevilaqua, entre outros. Além disso, a biblioteca dispõe de acervo bibliográfico que inclui livros, folhetos, discursos, alguns dos quais foram cedidos ao Projeto Memória Acadêmica para disponibilização no nosso site. Acesse aqui.

 

 

Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife – O nosso site disponibiliza parte da coleção de Obras Raras da Biblioteca e parte do acervo do Arquivo da FDR relacionados aos acadêmicos da Faculdade, principalmente no século XIX. São livros, folhetos, discursos, publicações sobre a FDR, relatórios, correspondências, atas da Congregação, teses e dissertações, biografias e até algumas curiosidades.