Asset Publisher Asset Publisher

Back

Projeto do CAA vence Prêmio Nacional de Educação Matemática com espetáculo de mamulengos afrocentrado

O projeto vencedor tem uma proposta que une cultura popular e saberes ancestrais à educação matemática

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, foi a grande vencedora do Prêmio “Medalha Professora Maria Laura Mouzinho – 2025”, concedido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). A premiação foi conquistada com o projeto intitulado “Nas Asas da Sankofa e no Lombo do Boi-Bumbá: MatemÁfrica – atravessamentos ancestrais, afrodiaspóricos e matemáticos por meio de um espetáculo de Teatro de Mamulengos”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática Aya-Sankofa (CAA-UFPE). A entrega do prêmio será feita durante o XV Encontro Nacional de Educação Matemática (Enem), que ocorre de 28 de julho a 1º de agosto, em Manaus (AM).

A proposta do projeto une cultura popular e saberes ancestrais à educação matemática, por meio de um espetáculo teatral com mamulengos, articulando elementos do teatro de bonecos com narrativas afrodiaspóricas e conteúdos matemáticos. Com essa abordagem criativa, o grupo busca ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática a partir de metodologias plurais, afetivas e territorializadas.

O prêmio homenageia a pernambucana Maria Laura Mouzinho, nascida em Timbaúba, na Zona da Mata, reconhecida como a primeira doutora em Matemática no Brasil com atuação destacada na área de Educação Matemática. A conquista deste ano reveste-se de um simbolismo ainda maior: é a primeira vez que o estado natal da professora Maria Laura recebe a premiação que leva o nome dela. A escolha do projeto também resgata as raízes culturais da região – berço de tradições como os bumba-meu-bois e os mamulengos – e reforça a importância de práticas pedagógicas comprometidas com a valorização da identidade afro-brasileira.

O Grupo Aya-Sankofa agradeceu, nas redes sociais, a todas as pessoas que colaboraram direta ou indiretamente com o projeto, estendendo a gratidão “desde aos mais velhos, nossos ancestrais, aos mais novos”. A conquista é celebrada com entusiasmo por toda a comunidade acadêmica e marca um importante passo rumo a uma educação matemática mais diversa, inclusiva e comprometida com a memória ancestral e os saberes populares.

O projeto vencedor também contou com o apoio do Laboratório de Educação Matemática de Pernambuco (Lemape/CAA-UFPE). Ele será apresentado em julho no XV Enem, reunindo educadores, pesquisadores e estudantes de todo o país.

Date of last modification: 30/06/2025, 14:41

Web Content Display Web Content Display

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).

Web Content Display Web Content Display