Material demonstra a importância das ações educativas para a transformação social
A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresenta, neste mês de junho, a quinta edição de seu Boletim de Notícias de 2025, demonstrando a importância das ações educativas para a transformação social.
O Boletim traz, na seção Especial, o projeto Laboratório de Língua e Cultura Italiana na Educação Básica: ItaliCAp e as ações do Núcleo de Línguas e Culturas (NLC). A matéria detalha como tais iniciativas oferecem o ensino de idiomas estrangeiros, promovendo uma ponte cultural entre a comunidade interna da UFPE e a sociedade, ampliando as perspectivas acadêmicas e profissionais dos participantes. A seção Projeto do Mês, por sua vez, apresenta o projeto Español fuera de casa: Sujeitos em deslocamentos, práticas decoloniais e acolhedoras, que promove a inclusão social e a manutenção e o desenvolvimento de competências linguísticas para jovens imigrantes venezuelanos residentes na Região Metropolitana do Recife (RMR), assim como a educação em língua estrangeira e cidadania para os estudantes brasileiros.
Na seção Destaques, o Boletim da Proext reúne notícias sobre ações e iniciativas de extensionistas promovidas pela UFPE e por instituições parceiras, como a Jornada da Terra 2025, que contará com atividades educativas e visitação ao Museu de Minerais e Rochas da UFPE. Esta edição também destaca a abertura de inscrições para o III Congresso Internacional de Educação e Inovação, promovido pela Unimontes, e a continuidade da chamada de textos da revista Estudos Universitários, com volume temático sobre Inteligência Artificial.