Asset Publisher Asset Publisher

Back

Estudantes da primeira especialização em Engenharia de Incêndio EAD participam de reunião solene com o Reitor da UFPE

O encontro presencial reuniu parte dos discentes de outros estados brasileiros

Equipe SPREAD ao lado do diretor de Pós-graduação Lato Sensu, Juliano Iyoda. Foto: Ascom UFPE

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), representada pelo secretário-geral Wellinson Vaz, a coordenadora administrativa Claudyvanne Santos, os técnicos da Coordenação de T.I, João Cleber Libório e Thiago Almeida, o estagiário de T.I Gabriel Monteiro, e a comunicadora social Danielle Lins, participou na última quinta-feira (09), da Reunião de encerramento da primeira turma do I Curso de Especialização em Engenharia de Incêndio na modalidade EAD, no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE.

O curso, que é ofertado de forma pioneira pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), teve a turma composta por estudantes de vários estados brasileiros como Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. Alguns deles participaram do encontro e puderam se ver pessoalmente pela primeira vez, além de conhecer as instalações da Universidade.

Participantes da Reunião: Estudantes e professores da especialização em Engenharia de Incêndio EAD, gestores e técnicos da UFPE. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE

Boa parte dos alunos são profissionais de Engenharia e de Arquitetura, projetistas do sistema de segurança contra incêndio, alguns são consultores, assim como integrantes do Corpo de Bombeiros. 

“A pergunta que fiz a todos eles foi o que motivou querer fazer um curso na UFPE, se não vão aprender a fazer projetos? Eles me responderam que queriam adquirir toda a fundamentação teórica e científica para ter condições de oferecer soluções novas para problemas velhos e soluções para novos problemas. Nesse ponto, a UFPE ofertou o primeiro curso de Engenharia de Incêndio na modalidade EAD, sendo o primeiro curso de uma instituição pública federal", ressaltou a coordenadora da especialização em Engenharia de Incêndio, Dayse Duarte.

De acordo com a coordenadora Dayse Duarte, a legislação é um pouco omissa na questão da segurança do processo, uma legislação prescritiva baseada em desastres. “Há uma demanda muito grande porque como sociedade, as pessoas querem estar seguras e a gente precisa que esses profissionais e os futuros profissionais tenham a capacidade de ir além das boas práticas de engenharia e da legislação”, pontuou.

Na ocasião, professores e estudantes foram recebidos pelo reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes, que presidiu a mesa da reunião juntamente com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi), professor Pedro Valadão Carelli, o diretor de Pós-Graduação Lato Sensu, Juliano Iyoda, o diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), professor Afonso de Oliveira, o secretário-geral da SPREAD, Wellinson Vaz, a coordenadora do curso e professora do Departamento de Engenharia Mecânica, Dayse Duarte, e o vice-coordenador do curso e professor do Departamento de Engenharia Civil, Tiago Ancelmo Pires. 

Integrantes da mesa de abertura da Reunião solene. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE

O reitor Alfredo Gomes destacou que “a Universidade Federal de Pernambuco está muito feliz pela conclusão do primeiro curso de especialização em Engenharia de Incêndio EAD. É um curso inédito na nossa Universidade e novo nacionalmente falando. Nós tivemos estudantes de todos os estados do Brasil. Experiência incrível! O pessoal super motivado e comprometido que nos presenteou com a vinda à Universidade para o fechamento do curso. Quero parabenizar a todos os concluintes, mas também agradecer aos Coordenadores do curso, a nossa Diretoria Lato Sensu e toda a SPREAD, que estiveram, permanentemente, no apoio dessa iniciativa”.

Por sua vez, o secretário-geral da SPREAD, Wellinson Vaz, afirmou que “independentemente da modalidade, a UFPE é capaz de reunir docentes, técnicos e discentes para construírem uma educação pública, gratuita e de qualidade. Nós temos um histórico de 16 anos na oferta de cursos a distância, seja na graduação ou na pós-graduação, e a nossa luta diária é para construir uma educação pública na modalidade a distância com critério, qualidade e alicerçada no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. Agradeço à equipe da SPREAD que trabalha todos os dias, sobretudo, na construção de um ambiente virtual acessível, seguro e que possibilite o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos nossos cursos a distância”.

Entre os 41 estudantes que formam a turma, quase a metade (46%) reside em outros estados brasileiros, e os que moram em Pernambuco, apenas três estão na Região Metropolitana do Recife, e 20 no interior do estado. 

 

Engenharia de Incêndio 
O I Curso de Especialização em Engenharia de Incêndio na modalidade a distância ofertado pela Universidade Federal de Pernambuco é o primeiro no Brasil no âmbito de uma instituição pública de ensino superior, direcionado para engenheiros, arquitetos, profissionais do Corpo de Bombeiros e demais profissionais de áreas afins. Com duração de 18 meses e estruturado em sete módulos, o curso tem o corpo docente vinculado aos Departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Ambiental, Design e Administração Escolar e Planejamento Educacional.

 

Mais informações
Coordenação de Engenharia de Incêndio: cursoincendio@ufpe.br   

 


Texto e fotos: Danielle Lins - comunicadora social   
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead