Asset Publisher Asset Publisher

Back

Cruzeiro científico com participação da UFPE estuda área de ocorrência do pargo, peixe em risco de extinção

Expedição também realizou primeiro registro da espécie invasora peixe-leão no Maranhão

Da assessoria de comunicação do projeto

Coletar dados sobre a ecologia do pargo e conhecer melhor o ecossistema onde o peixe vive, além de seu contexto de uso, foram os objetivos de expedição recente realizada ao largo do Estado do Maranhão. O cruzeiro do navio de ensino e pesquisa Ciências do Mar II contou com pesquisadores de várias instituições do país e teve como chefe o professor Mauro Maida, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com os resultados, os cientistas pretendem fornecer subsídios para a gestão pesqueira da espécie.

» Confira também o podcast Conexão UFPE sobre a importância dos oceanos para o planeta. 

A pesca do pargo tem sido historicamente uma das mais importantes da área marinha nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. No entanto, sofreu colapsos devido a declínios populacionais sequenciais durante as últimas três décadas, o que levou à sua classificação como vulnerável à extinção pelos critérios da lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Foto: Divulgação

Navio contou com 22 pessoas a bordo para a expedição de pesquisa

A expedição reuniu integrantes das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE) e do Maranhão (UFMA); Federal Rural da Amazônia (UFRA); Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e ainda do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene-ICMBio).

O cruzeiro foi organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Programa Repensapesca (Projeto Avaliação Ecossistêmica dos Recursos Pesqueiros Demersais e Pelágicos das Costas Norte e Nordeste: subsídios para um ordenamento pesqueiro sustentável), que atende à Chamada MCTI/MPA/CNPq Nº 22/2015, Ordenamento da Pesca Marinha Brasileira.

O Ciências do Mar II deixou a Baía de São Marcos no dia 19 de maio, retornando após cerca de 300 milhas náuticas de navegação. Durante o cruzeiro, foi observada intensa atividade de pesca artesanal na região, inclusive com barcos à vela. A expedição resultou em, aproximadamente, 200 horas de imagens de vídeo subaquático com o uso de towed câmeras. O professor Mauro Maida é o responsável pela construção e operação dessas câmeras que transmitem para a embarcação as imagens do fundo em tempo real.

As imagens mostram recifes mesofóticos – um tipo de recife que é formado por corais, esponjas e algas que não são muito dependentes da luz – de grande diversidade, com presença de esponjas, corais, algas, além de diversas espécies de peixes. Foi feito também o primeiro registro no Maranhão de ocorrência do peixe-leão, espécie de peixe invasora, que representou um recorde de profundidade de no Brasil: 70 metros, conforme imagens feitas por câmeras subaquáticas. “Encontramos um recife mesofótico muito rico a cerca de 90 milhas náuticas de São Luís, em profundidades que variaram entre 66 e 79 metros, próximo da quebra da plataforma continental”, explicou o professor Mauro Maida.

Foram também coletadas amostras de água e do substrato do fundo do mar e exemplares oriundos de pesca científica e praticada por barcos de pesca artesanal registrados na área. Dos pargos, os pesquisadores querem obter informações sobre a ecologia e os habitats onde vivem, obter parâmetros populacionais como tamanho e peso, além de conhecer o ciclo de vida, como com que idade começam a se reproduzir, como se distribuem e quantos tempo de vida têm os que são encontrados na área estudada.

A coordenadora do Repensapesca, professora Beatrice Padovani Ferreira, do Departamento de Oceanografia da UFPE, explica por que é importante entender a dinâmica espaço-temporal da espécie. “A exploração sustentável exige que se saibam quais as consequências de nossas remoções sobre as populações e sobre a própria pesca. Só podemos entender estas consequências enxergando como as populações interagem com a paisagem marinha ao longo de seu ciclo e como são afetadas pela pesca durante esta trajetória”, afirmou

O coordenador do Cepene-ICMBio, Leonardo Messias, que também participou da expedição, considera que os resultados podem se somar ao Plano de Recuperação do Pargo, elaborado em 2018 e em revisão por um grupo de trabalho. O oceanógrafo acredita que medidas como a criação de áreas marinhas protegidas, monitoramento permanente das áreas e dos barcos de pesca, cadastro de pescadores autorizados e fiscalização precisam ser cumpridas para garantir a manutenção do pargo como recurso pesqueiro.

NAVIO - Com 32 metros de casco (comprimento inferior do navio), o Ciências do Mar II é operado pela UFMA, que recebeu a embarcação de ensino e pesquisa em 2018 dos Ministérios da Educação e da Marinha. O navio oceanográfico tem autonomia para 12 dias no mar. O cruzeiro contou com 22 pessoas a bordo, entre pesquisadores, alunos dos cursos de Engenharia de Pesca e de Oceanografia, tripulantes e pessoal de apoio à pesquisa.

PEIXE-LEÃO - A expedição do navio Ciências do Mar II, voltada para estudos do pargo, uma espécie de peixe ameaçada de extinção, encontrou três peixes-leões. Eles tinham cerca de 20 centímetros de comprimento. Estavam parados no fundo do mar, aparentemente à espera de uma presa. O achado dos peixes-leões está sendo reportado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, pela coordenação do cruzeiro científico.

O peixe-leão, espécie invasora e venenosa, teve seu primeiro registro no Estado do Maranhão, no Nordeste do Brasil, durante um cruzeiro científico realizado em maio. O relato se constitui em mais uma ocorrência inédita: a profundidade de 70 metros, conforme imagens feitas por câmeras subaquáticas, a maior para avistagens no País. Em Fernando de Noronha estava a 23 metros e, no Ceará, em currais de pesca com 3 a 4 metros de profundidade.

Date of last modification: 21/06/2022, 15:58

Web Content Display Web Content Display

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Web Content Display Web Content Display

Web Content Display Web Content Display