O Colegiado Geral do Prof-Filo - Mestrado Profissional em Filosofia - anuncia a abertura do processo seletivo para a turma 2025-2027. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 21 de outubro. O Prof-Filo é voltado para a formação em nível de pós-graduação de professores e professoras de Filosofia em exercício na Educação Básica. O curso é predominantemente presencial, com duração de 24 meses, e oferece aos concluintes o título de mestre em Filosofia com área de concentração em Ensino de Filosofia.
O processo seletivo será unificado para todos os núcleos e realizado em todas as instituições que oferecem vagas, incluindo a UFPE, com 20 vagas disponíveis. No ato da inscrição, os interessados devem indicar o núcleo para o qual desejam se candidatar, local onde também se submeteram ao processo seletivo. O processo seletivo é realizado com base no projeto de pesquisa apresentado pelo interessado, que será objeto de avaliação e de entrevista por uma banca de seleção.
Para os selecionados, as atividades didáticas terão início a partir de 3 de fevereiro de 2025. O edital está disponível aqui.
O Prof-Filo integra o Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), mantido e fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de oferecer formação continuada stricto sensu aos professores em exercício na rede pública de Educação Básica, em conformidade com as políticas do MEC (Ministério da Educação).
Para 2025, o Prof-Filo oferece 308 vagas, distribuídas entre 25 núcleos locais do programa, que abrangem instituições públicas de ensino superior de todo o país, sob a coordenação geral da Universidade Federal do Paraná. A Capes concede bolsa de mestrado a 30% dos ingressantes.
Para participar, os candidatos devem possuir licenciatura em qualquer área; estar ministrando aulas de Filosofia ou, caso ministram outra disciplina, possuir licenciatura em Filosofia; e estar em efetivo exercício da docência, preferencialmente em escola da rede pública de ensino.