Asset Publisher Asset Publisher

Back

Reitor Alfredo Gomes participa da abertura da 14ª Bienal da UNE

O evento acontece até domingo (2), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A UFPE apoia a iniciativa

 

 

O reitor Alfredo Gomes participou ontem (quarta-feira, dia 29) à noite da abertura da 14ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), um dos mais importantes eventos de cultura, ciência e política estudantil do país, que acontece até domingo (2), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A UFPE apoia a iniciativa. O evento contará com mostras artísticas em sete áreas – artes visuais, do corpo, fotografia, literatura, audiovisual, música e mostra científica – de trabalhos produzidos por estudantes de todos os estados do Brasil. São esperados entre 10 e 15 mil estudantes de todo o país.

Em sua fala, o reitor Alfredo Gomes destacou a necessidade de combater o crescimento da extrema direita no Brasil e no mundo. “Estamos vivendo um momento extremamente difícil e as universidades precisam se posicionar em face do crescimento da extrema direita no mundo. Nós temos que nos organizar para fazer esse enfrentamento de forma adequada. Os ataques à universidade vêm do fascismo e da extrema direita e vêm também de pessoas associadas a determinadas facetas do mercado. E só a organização popular, articulada com as instituições democráticas, poderá combater a extrema direita que se acentua no mundo”, afirmou Alfredo.

Durante o evento, além das mostras artísticas, será realizado o 16º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), fórum deliberativo da UNE que tem o objetivo de reunir os representantes dos Diretórios e Centros Acadêmicos de todo o Brasil para atualizar a pauta, discutir e aprovar resoluções e ações do movimento estudantil.

Também participaram da abertura a ministra de Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; o prefeito do Recife, João Campos; a secretária da Criança e da Juventude de Pernambuco, Yanne Teles; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; e os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, ambos do PT-PE, entre outras autoridades.

A poeta e vereadora Cida Pedrosa apresentou uma versão compacta do concerto “Poesia em Frevo: A solidão aprende a dançar”, uma mistura de poesia e frevo com a delicadeza, a alegria e também a tristeza dessas duas linguagens.

EVENTO – A 14ª Bienal da UNE - Festival dos Estudantes tem patrocínio da Secretaria da Criança e Juventude do Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Prefeitura de Olinda, Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e Banco do Nordeste - BNB; e também conta com apoio da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento e Integração Regional, Ministério da Educação, do Ministério da Cultura - Fundo Nacional de Cultura e do Governo Federal.