- UFPE/
- Institutional/
- Academics Centers/
- Campus Recife/
- Centro de Artes e Comunicação (CAC)/
- Destaques/
- Pesquisa sobre experiência de usuários de smartwatches convida voluntários
Navigation Navigation
- Departamento de Arquitetura e Urbanismo
- Departamento de Ciência da Informação
- Departamento de Comunicação Social
- Departamento de Design
- Departamento de Expressão Gráfica
- Departamento de Letras
- Departamento de Música
- Departamento de Artes
- Guaianases
- Comissão de Direitos Humanos
- NLC - Núcleo de Línguas e Culturas
- Galeria Capibaribe
Asset Publisher Asset Publisher
Pesquisa sobre experiência de usuários de smartwatches convida voluntários
Os interessados podem contribuir com o estudo até o dia 28 de fevereiro, a partir do preenchimento de um formulário on-line

A mestranda em Design de Artefatos Digitais no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Jayne Oliveira, com orientação do professor João Marcelo Xavier Natário Teixeira, desenvolve estudo que busca compreender como aspectos ligados à segurança e à privacidade de dados pessoais impactam o design e o uso de tecnologias “vestíveis” (wearables). Para tanto, ela está coletando respostas de usuários de smartwatches em sua pesquisa sobre como as diretrizes éticas influenciam a experiência de uso desses dispositivos. Os interessados podem contribuir com o estudo até o dia 28 de fevereiro, a partir do preenchimento de um formulário on-line.
Com foco em mapear as diretrizes éticas aplicáveis à concepção de smartwatches, a pesquisa investiga suas limitações e propõe reflexões que possam contribuir para o desenvolvimento de dispositivos mais seguros e respeitosos à privacidade. “O trabalho é relevante porque explora um campo em expansão onde a tecnologia e a ética precisam caminhar juntas para garantir a proteção dos direitos dos usuários, ao mesmo tempo em que promovem a inovação”, explica a pesquisadora.
Uma parte essencial do trabalho é a aplicação do formulário citado que coleta experiências e percepções dos usuários atuais de smartwatches. Essa etapa permite identificar gargalos no design e na funcionalidade dos dispositivos, ajudando a traçar soluções alinhadas às boas práticas de ética em tecnologia.