- UFPE/
- Institutional/
- Academics Centers/
- Campus Recife/
- Centro de Artes e Comunicação (CAC)/
- Destaques/
- Biblioteca Joaquim Cardozo recebe exposição sobre Terreiro Xambá
Navigation Navigation
- Departamento de Arquitetura e Urbanismo
- Departamento de Ciência da Informação
- Departamento de Comunicação Social
- Departamento de Design
- Departamento de Expressão Gráfica
- Departamento de Letras
- Departamento de Música
- Departamento de Artes
- Guaianases
- Comissão de Direitos Humanos
- NLC - Núcleo de Línguas e Culturas
- Galeria Capibaribe
Asset Publisher Asset Publisher
Biblioteca Joaquim Cardozo recebe exposição sobre Terreiro Xambá
Abertura da mostra fotográfica será na próxima quarta (13) às 14h
O Centro de Artes de Comunicação (CAC) da UFPE receberá a Exposição Orixambá, realizada em celebração ao Novembro Negro. A mostra fotográfica retrata o espaço afrorreligioso Ilê Axé Oyá Meguê, também conhecido como Terreiro Xambá, primeiro quilombo urbano de Pernambuco e terceiro do Nordeste. A abertura da exposição acontece na próxima quarta-feira (13), a partir das 14h, na Biblioteca Joaquim Cardozo, biblioteca setorial do CAC. A exposição ficará aberta até 3 de dezembro, no CAC, que fica localizado no Campus Recife da UFPE. O horário de visitação da mostra é o de funcionamento da biblioteca, de segunda a sexta, das 8h às 21h.
O evento contará com a presença do babalorixá Adeildo Paraíso Ivo da Xambá, doutor Honoris Causa da UFPE; da iyabá Maria do Carmo de Oliveira, também da Xambá; e da professora Valéria Costa, do Departamento de História da UFPE. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica, à classe artística, aos fazedores e experimentadores da cultura pernambucana e ao público em geral.
As fotografias, de autoria de Paulinho Filizola, apresentam o cotidiano do Quilombo do Portão do Gelo, retratando cocos, afoxés, maracatus, sambas e batuques. O fotógrafo dá protagonismo às mulheres, homens e crianças afrodescendentes que resistem e lutam pelo direito de vivenciar suas tradições culturais. Paulinho, que tem mais de 22 anos de experiência, dedica sua arte à luta antirracista, retratando práticas religiosas e manifestações culturais africanas e afro-atlânticas em Olinda. Este evento é uma parceria entre a Biblioteca Joaquim Cardozo (CAC) e o Matamba - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da África no Mundo Atlântico, do Departamento de História da UFPE.
Mais informações
(81) 2126.8782
bib.cac@ufpe.br