Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- V Simpósio Internacional Pós-Estruturalismo e Teoria Social ocorre na UFPE
Asset Publisher Asset Publisher
V Simpósio Internacional Pós-Estruturalismo e Teoria Social ocorre na UFPE
Evento acontece de 1º a 3 de setembro, no Centro de Educação
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), sedia, de 1º a 3 de setembro, o V Simpósio Internacional Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Explorando novas fronteiras sociopolíticas e educacionais. Consolidado no cenário acadêmico nacional, o evento marca sua primeira edição no Nordeste brasileiro e reafirma o papel da UFPE como referência nos debates interdisciplinares sobre teorias pós-estruturalistas, política e educação.
Após quatro edições realizadas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Simpósio teve sua programação transferida para o Recife devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. A nova edição será realizada no Centro de Educação da UFPE, sob a coordenação do Laboratório de Estudos sobre Religião e Política (LABERP/Fundaj) e do Grupo de Pesquisa Discurso, Subjetividade e Educação (DSE/UFPE), com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Sociologia (PPGS) da UFPE, reunindo pesquisadores, estudantes e ativistas que dialogam com os aportes pós-estruturalistas, especialmente com a Teoria do Discurso desenvolvida pelos trabalhos de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe.
A programação do evento inclui Grupos de Trabalho (GTs), conferências, mesas-redondas e lançamento de publicações. Os GTs aprovados abordam temáticas como populismo, democracia, discursos religiosos, educação, gênero, sexualidade, política e subjetividades.
Segundo a comissão organizadora, o simpósio “é um espaço plural de investigação crítica e colaboração entre diferentes campos do saber, como ciência política, sociologia, educação, psicologia, comunicação, estudos de gênero e teoria social”. Além disso, o evento busca consolidar redes de pesquisa e estimular a produção de conhecimento engajado com as lutas democráticas e os desafios contemporâneos.
Entre os novos GTs aprovados nesta edição estão temas “de fronteira” como as disputas em torno de gênero e sexualidade nas teorizações discursivas e os deslocamentos conceituais da interdisciplinaridade no campo curricular. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento, na própria Plataforma Even3.
O Simpósio está sob a coordenação dos professores Joanildo Burity (Fundaj), Anna Luiza Oliveira (UFPE) e Gustavo Oliveira (UFPE).
Mais informações
simposiolaclau2025@gmail.com