Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- UFPE participa da campanha Selo ODS Educação 2025
Asset Publisher Asset Publisher
UFPE participa da campanha Selo ODS Educação 2025
Podem participar docentes, técnicos administrativos e estudantes da Universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participa da quarta edição do Selo ODS Educação, promovido pelo Instituto Selo Social, composto por uma rede de mais de 200 instituições de ensino comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com uma educação mais justa, inclusiva e transformadora. Na UFPE, a campanha é coordenada pela Diretoria de Interação Social da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), que está mobilizando as ações. Interessados em participar podem manifestar interesse até o dia 15 de agosto, por meio do link.
Podem participar docentes, técnicos administrativos e estudantes que coordenem um projeto ou programa de ensino, pesquisa, extensão ou gestão; ou desenvolvam eventos, cursos ou serviços devidamente registrados, com resultados efetivos e impactos mensuráveis (internos e/ou externos) relacionados a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e que tenham sido realizados entre janeiro e outubro de 2025.
O Selo ODS Educação é uma certificação nacional que reconhece iniciativas educacionais com impacto socioambiental significativo, promovendo o engajamento das instituições de ensino no cumprimento das metas da Agenda 2030. A iniciativa é coordenada pela Universidade de Brasília (UnB), por meio do Programa UnB 2030, em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a Roda das Minas e a equipe do FIB2030 – Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030. A certificação já reconheceu centenas de iniciativas em instituições de todo o país, destacando o papel transformador da educação para o desenvolvimento sustentável.
Além dos 17 ODS da ONU, a campanha no Brasil também reconhece o ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial, que combate o racismo estrutural e valoriza as comunidades indígenas, negras e tradicionais.