Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Inaugurada reforma do Departamento de Comunicação Social da UFPE
Asset Publisher Asset Publisher
Inaugurada reforma do Departamento de Comunicação Social da UFPE
Foram reformadas as oito salas de aula do Dcom, o Laboratório de Jornalismo e o Laboratório de Fotografia e o Laboratório de Imagem e Som (LIS) foi expandido
O Departamento de Comunicação Social (Dcom) do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, no Campus Recife, passou por reformas e está de cara nova. As obras foram oficialmente inauguradas, na manhã da última sexta-feira (24), com presença do reitor Anísio Brasileiro. As salas de aula e os laboratórios contemplados já estão em uso, beneficiando aproximadamente 700 alunos dos cursos de Jornalismo; Rádio, TV e Internet; Cinema e Audiovisual; e Publicidade e Propaganda.
Fotos: Passarinho
A coordenadora do LIS, Yvana Fechine, comemorou a conclusão dos trabalhos
“[A reforma] representa um posicionamento da Universidade em apoiar a comunicação pública, a comunicação universitária, que faz com que 700 estudantes se beneficiem de infraestruturas que melhorem a qualidade da graduação. E com isso, a Universidade pode ofertar à sociedade uma comunicação capaz de construir a cidadania a partir da informação e da interpretação voltadas para a melhoria da vida de todos os brasileiros”, ressaltou o reitor Anísio Brasileiro.
Foram reformadas as oito salas de aula do Dcom, o Laboratório de Jornalismo e o Laboratório de Fotografia (LabFoto). Os trabalhos foram estruturais, incluindo portas, isolamento acústico nas paredes, reparos no telhado, troca de toda a parte elétrica e de refrigeração, além de pintura e forro. O investimento nas salas e nos laboratórios foi de R$ 795.455,72. “No caso das salas de aula, a gente vai ter todo um espaço mais qualificado para as aulas”, afirmou o chefe do Dcom, professor Francisco Lacerda. “A gente está agora, através de outros editais, tentando conseguir a renovação da parte tecnológica, ou seja, projetores, TVs, som”, completou.
O espaço do Laboratório de Imagem e Som (LIS) foi expandido
Já o Laboratório de Imagem e Som (LIS) foi expandido e incorporou o espaço da antiga sala 17, equivalente a 97 m², para onde estão sendo transferidos a parte técnico-administrativa e o almoxarifado. Lá também está instalada uma sala multiuso equipada com 12 computadores iMacs para edição de áudio e vídeo – os computadores já haviam sido adquiridos com recursos de editais e estavam parcialmente em uso. As obras no LIS tiveram investimento de R$ 217.115,39.
“É o laboratório que tem mais demanda dos cursos porque ele trabalha tanto com áudio, com quem trabalha com questões de rádio, de podcast, quanto a questão de vídeo. Então, é um estúdio para filmagem, empréstimo de câmeras, empréstimo de material de som, salas para edição”, disse o professor Francisco Lacerda. “Era, digamos, um certo gargalo na produção daqui porque era pequeno para a número de alunos que a gente tem. E agora a gente tem o espaço duplicado”, explicou ele.
A coordenadora do LIS, professora Yvana Fechine, comemorou a conclusão dos trabalhos e foi homenageada durante a solenidade de inauguração. A docente recebeu flores das mãos de colegas como agradecimento por toda a dedicação dela ao longo do processo, que teve esta primeira fase concluída. Segundo a professora Yvana, a próxima etapa de trabalhos no LIS prevê a ampliação do estúdio de gravação e edição de áudio, a qualificação do estúdio de gravação de vídeo, além de novas cabines de edição. O reitor Anísio Brasileiro, em seu discurso no evento, deu sinal verde para a realização da nova etapa.
O Laboratório de Jornalismo agora conta com modernas instalações
A cerimônia de inauguração da reforma do DCOM reuniu professores e gestores universitários, entre eles a vice-reitora Florisbela Campos; o diretor do CAC, professor Walter Correia; e pró-reitores. Durante o evento, os presentes visitaram os espaços reformados e ampliados. Houve ainda o descerramento das duas placas alusivas às obras.