Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Eventos encerram celebrações dos 200 anos da Confederação do Equador no Estado
Asset Publisher Asset Publisher
Eventos encerram celebrações dos 200 anos da Confederação do Equador no Estado
Programação incluiu a entrega de medalhas a personalidades e instituições que contribuíram com a organização das atividades
A governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, comandaram uma série de atividades na última quarta-feira (dia 2), no encerramento das celebrações alusivas ao Bicentenário da Confederação do Equador. O evento teve início no Palácio do Campo das Princesas, com a abertura de exposição formada por mais de 30 obras visuais produzidas por alunos da Rede Estadual de Ensino. Em seguida, ainda no Palácio, foram entregues medalhas a personalidades e instituições em reconhecimento à contribuição com a organização das atividades. Entre os homenageados estava a UFPE, representado, na ocasião, pelo vice-reitor Moacyr Araújo. “O encontro reafirmou o compromisso com a preservação da memória histórica, fundamental para as gerações futuras. Um importante momento de reflexão sobre o legado de luta que ecoa até os dias de hoje”, avaliou Moacyr. Também esteve presente o professor George Cabral, do Departamento de História da Universidade.
“Vamos encaminhar ao Conselho Estadual de Educação um pedido de resolução para que o ensino da história de Pernambuco passe a ser disciplina obrigatória na Rede Pública Estadual. Isso permitirá que nossas crianças e jovens tenham contato com a essência do nosso povo para crescer com os pés firmes na nossa história e o olhar voltado para um futuro melhor”, afirmou a governadora.
Fechando as atividades, foi realizado o descerramento da estátua de Frei Caneca, na Praça da República. A homenagem representa o legado de um dos principais líderes da revolução republicana e federalista. Coordenadora da Comissão Estadual do Bicentenário da Confederação do Equador, a vice-governadora Priscila Krause lembrou que foi realizado um trabalho de pesquisa iconográfica para a criação da estátua. “Com todos os elementos na mão, entregamos a Roberto Ploeg, um artista plástico, que pintou o rosto de Frei Caneca. Depois, recorremos a Demétrio Albuquerque para que criasse o corpo inteiro e a gente pudesse, através de seu semblante, entender um pouco também da sua luta”, explicou. A instalação da estátua de Frei Caneca, obra do artista plástico Demétrio Albuquerque, contou com apoio da Fundarpe.
O evento marcou o encerramento de um ciclo de homenagens e ações educativas que mobilizaram a sociedade pernambucana em torno da memória do movimento revolucionário de 1824. As escolas estaduais estiveram envolvidas promovendo atividades pedagógicas, oficinas artísticas e projetos de pesquisa sobre o tema ao longo do último ano.
*Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Pernambuco - Foto de Miva Filho/Secom