Asset Publisher Asset Publisher

Back

Estudantes do Colégio de Aplicação vencem concurso Kamishibaï Plurilingue 2025

O grupo conquistou o prêmio com a história “Brincadeiras que machucam”, sobre bullying e a importância do respeito às diferenças

Estudantes do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) venceram o concurso Kamishibaï Plurilingue 2025, promovido pela Embaixada da França no Brasil em parceria com a rede Kamilala, na categoria de 10 a 15 anos. O grupo é do 7º ano do Ensino Fundamental e conquistou o prêmio com a história intitulada “Brincadeiras que machucam”, sobre bullying e a importância do respeito às diferenças. 

Na história criada e ilustrada pelos estudantes, a língua portuguesa foi empregada como idioma de narração, com a inserção de trechos em francês, inglês e espanhol. O grupo escreveu: “Paula tem 12 anos e estuda no 7º ano. Ela é bem quieta, no habla mucho com a turma e toujours fica mais na dela. Ela tem vitiligo, uma condição que deixa certaines parties da pele mais claras. Por causa disso, já passou por muitas situações desconfortáveis e vergonhosas. Some people da escuela zombam dela, falam besteiras e fazem piadas de mau gosto. Isso machuca. E, mesmo estando no meio de tanta gente, ela se sente sozinha all the time”.

A história é assinada pelos estudantes Ágatha, Alexsia, Alice, Ana Cecilia, Arthur, Aurora, Caio, Cauã, Heitor, João Pedro, Lucca, Maria Cecília, Maria Eduarda, Marina e Rhyan. As professoras Clarissa Belarmino, Fernanda Puça França e Nayara Silva (Línguas Estrangeiras) e Aline Soares (Artes Visuais) participaram do desenvolvimento da atividade. 

O concurso Kamishibaï Plurilingue tem como objetivo incentivar projetos abertos à diversidade linguística no meio educacional. Ele busca possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, bem como de capacidades de escuta, observação, comparação e reflexão sobre as línguas. Além disso, favorece a cooperação no trabalho de redação e ilustração de narrativas. A iniciativa também visa combater discriminações e promover a convivência harmoniosa, valorizando igualmente todas as línguas envolvidas.

Date of last modification: 09/07/2025, 17:39