Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Espetáculo D’Versos é apresentado nos meses de maio e junho
Asset Publisher Asset Publisher
Espetáculo D’Versos é apresentado nos meses de maio e junho
Serão realizadas cinco apresentações, com entrada gratuita

O Laboratório de Canto em Movimento apresenta o espetáculo D’Versos - Experimentos em Cenas Musicais. Serão realizadas cinco apresentações, em maio e junho, com entrada gratuita. O espetáculo D’Versos está sendo realizado por meio de financiamento do Programa de Estímulo à Cultura (PEC 2024), da Superintendência de Cultura (Supercult) da UFPE, para “Manutenção, Formação e Realização de Espetáculo”.
O espetáculo D’Versos é fruto do trabalho de pesquisa musical e corporal desenvolvido pelo Laboratório de Canto em Movimento (Lacam) da UFPE, uma iniciativa interdepartamental, que abrange estudantes, técnicos e docentes dos cursos de Música, Dança e Teatro. Coordenado pelos professores Luiz Kleber Queiroz e Letícia Damasceno, respectivamente dos Cursos de Música e Dança, o Lacam se propõe a ser um espaço de experimentações em atividades de criação e produções artísticas.
Através de pesquisa e vivências sobre elementos da performance consciente e criativa, abordando uma temática LGBTQIAPN+, o LACAM elaborou o espetáculo D’Versos, voltado para o público em geral. O trabalho apresenta cenas musicais criadas sobre canções populares e elementos de dança e expressão corporal que propiciam a reflexão sobre temas como a diversidade, igualdade, direitos humanos, LGBTfobia, empoderamento das mulheres, entre outros.
Foram escolhidas 11 canções que tratam da temática da diversidade humana: Paula e Bebeto, de Milton Nascimento e Caetano Veloso; Amor e Sexo, de Rita Lee e Roberto de Carvalho; Menino do Rio, de Caetano Veloso; Intimidade, de Liniker e Fernando Travassos Falcoski; Nobreza, de Djavan; Super-Homem, a Canção, de Gilberto Gil; Não Recomendado, de Caio Prado; Androginismo, de Kledir Ramil; Geni e o Zepelim, de Chico Buarque de Holanda; Homem com H, de Antônio Barros e Cecéu; e Pagu, de Rita Lee e Zélia Duncan.
Os arranjos musicais foram realizados ou adaptados por alunos do Departamento de Música, coordenados pelo professor Fábio Janhan. Para a apresentação das peças, foi criada a Banda D’Versos, formada por duas guitarras, violão, contrabaixo, flauta, violino e bateria. A sonorização é de responsabilidade de Duda Loes e José Guilherme Allen (Missionário José), do Departamento de Música. A iluminação fica a cargo de João Guilherme de Paula. Há ainda a participação especial do professor Marcondes Lima, do curso de Teatro, na idealização de figurinos e elementos de cena.
Confira as datas, os horários e locais das apresentações:
- Dia 8 de maio, 18h - Escola Municipal de Artes João Pernambuco
- Dia 24 de maio, 18h - Teatro Joaquim Cardozo – Centro Cultural Benfica da UFPE
- Dia 28 de maio, 19h - Teatro Hermilo Borba Filho
- Dia 30 de maio, 18h - Casa das Juventudes – Surubim (PE)
- Dia 3 de junho, 19h - Teatro Milton Baccarelli – CAC UFPE
Elenco
Cantores
Aleff Oliveira
Allef Alves
Michelle de Melo
Dançarinos
Ana Lúcia da Silva
Diva Paixão
João Marcos
Naoki
Rubí Dramattriz
Banda D'Versos
Alexandre Xaréu / Contrabaixo
João Lucas / Guitarra
João Pedro / Guitarra
Marcelo Pereira / Bateria
Misael Nascimento / Violão
Robert Ferreira / Flauta e violino
Ficha Técnica
Concepção e Direção Geral
Luiz Kleber Queiroz e Letícia Damasceno
Direção de Movimento e Preparação Corporal
Letícia Damasceno
Direção Musical
Luiz Kleber Queiroz e Fábio Janhan
Direção de Arte
Marcondes Lima
Iluminação
João Guilherme de Paula
Arranjos
Alexandre Xaréu / Clara Magalhães / Fabio Janhan / Guilherme Gomes / Isabela Pereira / João Lucas / Misael Nascimento / Robert Denilo / Vitor Daniel
Sonorização
Duda Lopes e Missionário José
Preparação Vocal
Luiz Kleber Queiroz
Costureira
Maria Lima
Produção
Letícia Damasceno e Luiz Kleber Queiroz