Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- 5º Simpósio Brasil Japão tem palestras sobre energia OTEC para sustentabilidade no Arquipélago de Fernando de Noronha e sistemas offshore
Asset Publisher Asset Publisher
5º Simpósio Brasil Japão tem palestras sobre energia OTEC para sustentabilidade no Arquipélago de Fernando de Noronha e sistemas offshore
A tecnologia OTEC utiliza a diferença de temperaturas no oceano para gerar eletricidade

O 5º Simpósio Brasil Japão abordará o tema “Energia OTEC para a Sustentabilidade de Fernando de Noronha e Sistemas Offshore” com uma série de palestras na próxima quinta-feira (24). O evento ocorre das 8h30 às 13h, no auditório principal do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-Litpeg) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Campus Recife. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas por meio deste formulário (haverá certificado de participação).
Um dos palestrantes do evento é o professor Yasuyuki Ikegami, referência mundial em Ocean Thermal Energy Conversion (OTEC), diretor do Institute of Ocean Energy (IOES) e professor da Universidade de Saga (Japão). A tecnologia OTEC utiliza a diferença de temperatura entre a água mais quente da superfície do oceano e a mais fria das profundezas (de 500 a mil metros) para gerar eletricidade.
“Essa fonte renovável, confiável e limpa não emite gases de efeito estufa e pode contribuir para a redução da dependência de combustíveis fósseis em Fernando de Noronha e sistemas flutuantes offshore 24 horas por dia e 7 dias da semana”, afirma o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE Armando Shinohara.
O docente continua: “O instituto de pesquisa IOES possui mais de 50 anos de história e, no ano passado, assinou um convênio com a UFPE. Assim, o IOES anualmente poderá receber no Japão estudantes interessados na área, tudo pago pelo governo do Japão. Em termos de pesquisa conjunta, visa-se conduzir um estudo com o instituto IOES para implantação da tecnologia OTEC no Arquipélago de Fernando de Noronha e sistemas offshore”.
A última palestra do dia será ministrada pelo professor Carlos Nobre, pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). Climatologista mundialmente reconhecido, tendo recebido o Prêmio Nobel da Paz em 2007, ele falará sobre o tema “Emergência climática: Desafios a enfrentar”.
Programação
8h30 – Abertura
8h50 – Potencial OTEC na Costa Brasileira, com o professor Moacyr Araújo (UFPE)
9h10 – Liderando a transformação verde com o Brasil e o Japão através da OTEC como um time – Energia estável (24 horas) e modelo GX Green Transform, com o professor Yasuyuki Ikegami, diretor do IOES (Japão)
9h50 – Technologies OTEC e SWAC para a região Nordeste do Brasil, com o professor Flaminio Levy Neto, ex-professor ITA e UnB
10h10 – Aplicações Offshore de OTECs: Um estudo de caso para produção de petróleo submarino, com o professor Silvio de Oliveira Junior (USP/Poli)
10h30 – Rumo a OTEC Flutuante, com o professor Joel S. Soares Junior (UFRJ)
10h50 – Atividades de Pesquisa OTEC no Grupo de Energia Renovável Offshore (Cooperação da COPPE-INPO), com o professor Segen F. Estefen, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e diretor-geral do INPO
11h10 – Projeto sobre cidade flutuante no município do Recife, com o professor Daniel P. Vieira (USP/Poli)
11h30 – Petrobras/Cenpes
11h50 – MCTI
12h10 – Emergência Climática: Desafios a enfrentar. Riscos de tipping points de biomas do Brasil, com o professor Carlos A. Nobre (IEA/USP, Academia Brasileira de Ciências, ForMemRS/The Royal Society)
13h – Encerramento, com o professor Frederico D. Nunes (UFPE)