Events Events

Back

Propad divulga defesa de tese de doutorado

Apresentação do trabalho de Luiz Sebastião dos Santos ocorrerá no dia 30, às 15h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) da UFPE promove defesa de tese de doutorado do aluno Luiz Sebastião dos Santos, na terça-feira (30), às 15h. O projeto tem como título “Mentoria Acadêmica e Autoeficácia Acadêmica na Relação Orientador/Orientando em Cursos de Mestrado e de Doutorado em Programas de Pós-Graduação na Área de Administração” e teve a orientação do professor José Ricardo Costa de Mendonça, da UFPE.

A banca será composta pelos professores José Ricardo Costa de Mendonça, UFPE; Bruno Campello de Souza, UFPE; Débora Coutinho Paschoal Dourado, UFPE; Diego Costa Mendes, UFV; Denise Clementino de Souza, UFPE-PPGIC. A apresentação acontecerá de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, e os interessados em assistir devem entrar em contato com a aluna. É recomendado que se entre na sala virtual com o microfone e câmera desligados. 

Resumo

Este estudo foi conduzido para fins de suporte a uma tese de doutorado que versa sobre a relação entre orientadores e orientandos em cursos de mestrado e doutorado em programas de pós-graduação na área de Administração a partir da perspectiva dos construtos de mentoria acadêmica e autoeficácia acadêmica. A pesquisa, de natureza quantitativa, foi realizada por meio de formulário on-line, obtendo, ao todo, 405 respostas válidas, no modelo survey, a partir das escalas AEFS (autoeficácia no ensino superior) de Vieira, Polidoro e Guerreiro-Casanova (2017) para o construto de autoeficácia acadêmica e a MBS (mentor behavior scale) de Broder et al (2011) para o construto de mentoria acadêmica. Ambas as escalas demonstraram ter alta consistência interna e os resultados corroboraram em grande parte os estudos realizados nas áreas de mentoria acadêmica e autoeficácia acadêmica. As hipóteses do estudo foram também em grande parte confirmadas, demonstrando a importância da adoção de comportamentos de mentoria durantes as relações de orientação para a população objeto do estudo.

Mais informações
propad@ufpe.br

Date of last modification: 25/08/2022, 17:39