Events Events

Back

Pós-Graduação em Geociências tem defesa de dissertação amanhã (4)

A aluna Míviam Gracielle de Melo Rodrigues foi orientada pelo professor Mário Ferreira de Lima Filho

O Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGEOC) promove amanhã (4), às 9h, a defesa da dissertação de mestrado “Análise faciológica e petrográfica da sequência carbonática do poço 1-labio-pe3 (iate) da Borda Norte da Bacia de Pernambuco”, na sala de reunião do PPGEOC (sala 326), localizada no 3º andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE.

A aluna Míviam Gracielle de Melo Rodrigues foi orientada pelo professor Mário Ferreira de Lima Filho, que compõe a banca examinadora com os professores Valdir do Amaral Vaz Manso (UFPE) e Silvana Diene Sousa Barros (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM/Recife). Confira abaixo o resumo da pesquisa.

Hoje (3) pela manhã, aconteceu a defesa da dissertação de mestrado de José Diego Dias Veras, que foi orientada pelo professor Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann, intitulada “Sedimentologia e estratigrafia da formação Tambaba: eoceno da sub-bacia Alhandra, bacia Paraíba”. Participaram da banca os professores Valdir do Amaral Vaz Manso (UFPE) e José Diniz Madruga Filho (UFPE).

Resumo:

O presente trabalho traz novas informações a respeito do limite entre as Bacias Pernambuco e da Paraíba durante o Maastrichtiano. Até o presente trabalho, a Formação Gramame, unidade carbonática que só havia sido descrita na região norte do Recife, agora teve seu registro na região sul. O estudo teve como principal objetivo aprimorar o conhecimento existente a respeito da unidade citada e como base de dados o poço estratigráfico Poço Iate (1 LABIO-PE3), no intervalo de 50 a 54 metros, onde entre as profundidades 50,00 a 52,00 ocorrem calcarenitos de granulação muito fina, com coloração cinza, foi possível identificar moldes de conchas e a ocorrência de recristalização de pirita. Na porção compreendida entre as profundidades de 52,00 a 54,00 foi identificada uma rocha calcária, sendo designada como calcário dolomítico. Com base nas novas evidências adquiridas, são informações de grande importância para o empilhamento estratigráfico da bacia. A investigação dos testemunhos foi baseada na identificação e a caracterização das litofácies descritas através dos testemunhos e as microfácies observadas nas análises petrográficas. Com base nessas informações, ficou constatado que a Bacia da Paraíba tem seu limite com a Bacia Pernambuco na região do Iate Clube, no bairro do Cabanga, na planície do Recife.

Date of last modification: 03/08/2017, 12:56