Events Events

Back

Pós em Computação promove defesa de dissertação de mestrado na tarde de amanhã (30)

Trabalho foi desenvolvido pelo aluno João Guilherme Alcântara Cunha

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove defesa de dissertação de mestrado amanhã (30), a partir das 14h. A apresentação acontecerá de forma remota, através da plataforma Google Meet. É recomendado aos interessados em assistir que entrem com o microfone e câmera desligados.

Com título “Investigando as Práticas de Engenharia de Requisitos em um Ecossistema de Startups”, o trabalho foi desenvolvido pelo aluno João Guilherme Alcântara Cunha. A banca examinadora será formada pela orientadora do projeto, professora Carina Frota Alves (CIn/UFPE) em conjunto dos professores Carla Taciana Lima Lourenço Silva (CIn/UFPE) e Rafael Prikladnicki (Departamento de Fundamentos da Computação/PUC-RS). O trabalho também contou com a coorientação do professor João Baptista da Silva Araújo Junior (Universidade Nova Lisboa)

Resumo

As startups de software desempenham um papel importante para promover a inovação, o crescimento econômico e a criação de empregos em uma região. As startups podem aumentar suas chances de prosperar se estiverem inseridas em um ecossistema de startups. Os atores de um ecossistema cocriam valor, compartilham recursos e apoiam a evolução próspera de seus pares. Nos últimos anos, as startups de software têm sido o foco de pesquisas intensivas pela comunidade de engenharia de software. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo terciário com o objetivo de sintetizar os principais achados já publicados na literatura sobre como o processo de engenharia de requisitos é conduzido por startups. Como principal contribuição da dissertação, foi realizado um estudo de caso com startups baseadas no Porto Digital para investigar como elas conduzem suas práticas de requisitos e quais são os pontos de mudança que atuam como gatilhos na evolução de suas práticas de requisitos. O estudo de caso também forneceu evidências de como os atores do ecossistema em estudo contribuem com a evolução das startups. Os resultados confirmam o que tem sido publicado na literatura de que as startups adotam práticas de requisitos de forma flexível e informal. Em particular, foi observado que, mesmo quando as startups aumentam a sua base de clientes, as práticas de requisitos permanecem bastante pragmáticas. Os resultados também mostram um novo achado que relaciona o envolvimento e participação das startups com outros atores do ecossistema local com as mudanças em suas práticas e seu crescimento de um modo geral.

Date of last modification: 29/10/2020, 15:45