Back

Professor Paras Nath Prasad recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE

O docente tem mantido interação científica, nos últimos 17 anos, com professores dos Departamentos de Física e de Engenharia Elétrica da UFPE

O professor Paras Nath Prasad, da University at Buffalo/The State University of New York (SUNY), nos Estados Unidos (EUA), recebe o título de Doutor Honoris Causa da UFPE. A sessão solene de outorga será realizada amanhã (6), às 10h, no Auditório Professor Ruy Luiz Gomes, no Departamento de Física (DF) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, no Campus Recife. A proposta do título é oriunda do DF.

Foto: Passarinho

Proposta do título ao docente é oriunda do Departamento de Física

Paras Prasad é “Distinguished Professor” de Química, Física, Engenharia Elétrica e Medicina e diretor executivo do Institute for Lasers, Photonics and Biophotonics da Suny Buffalo, EUA. É autor/coautor de 780 publicações; Google h-index 110, 52.519 citações. Seus prêmios recentes são a medalha de ouro da SPIE, o Prêmio Biophotonics da OSA, o Prêmio Pioneer IEEE em Nanotecnologia e foi eleito para a Academia Nacional de Inventores. Recebeu títulos de Doutor Honoris Causa da KTH, na Suécia; Universidade de Aix-Marselha, na França; e MEPhI, na Rússia.

O docente tem mantido interação científica, nos últimos 17 anos, com professores do Departamento de Física (DF), do CCEN da UFPE, e do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), este vinculado ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE. Já recebeu estudantes de pós-graduação em Física, Engenharia Biomédica e Odontologia da UFPE para estágio-sanduíche e pós-doutorado nos seus laboratórios. A interação com o professor Prasad tem contribuído especialmente para pesquisas na área de Materiais Fotônicos.

Ele contribuiu com o projeto INCT de Fotônica, coordenado pelo professor Cid Bartolomeu de Araújo (DF-CCEN-UFPE). Atualmente, Paras Prasad mantém projetos em conjunto com o professor Anderson Gomes (DF-CCEN-UFPE), inclusive com a realização de intercâmbios.

Recentemente foi aprovado, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, um projeto de cooperação Brasil-China (implementação do Centro Brasil-China de Pesquisas e Inovação em Nanotecnologia), que inclui um subprojeto envolvendo a UFPE (INCT de Fotônica), a Universidade Shenzhen (Institute of Optoelectronics), na China, e University at Buffalo (SUNY), via Institute for Lasers, Photonics and Biophotonics, o qual está sob a responsabilidade do professor Paras Prasad.

 

Date of last modification: 05/07/2017, 13:43