News News

Back

UFPE lança Edital de Auxílio Financeiro para Aquisição de Material Didático/Instrumental de Uso Individual Obrigatório para Aulas Práticas

As inscrições podem ser realizadas de 8 a 22 deste mês e o resultado final deve ser divulgado no dia 20 de dezembro

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria Para Assuntos Estudantis (Proaes), lançou, nesta segunda-feira (6), o Edital de Auxílio Financeiro para Aquisição de Material Didático/Instrumental de Uso Individual Obrigatório para Aulas Práticas. Por meio dele, a instituição vai destinar R$ 600 mil para o custeio total ou parcial de equipamentos para estudantes de cursos como o de Odontologia a tempo de serem utilizados no semestre 2024.1. As inscrições podem ser realizadas de 8 a 22 deste mês e o resultado final deve ser divulgado no dia 20 de dezembro.

Foto: Wanna Vieira

Pró-reitor Fernando Nascimento detalhou processo de criação do edital

O alto custo dos instrumentais odontológicos contribui para que, historicamente e não apenas na UFPE, estudantes adiem a conclusão do curso ou mesmo desistam da graduação na área. Essa realidade foi o ponto de partida para que o novo edital fosse elaborado, como explicou o pró-reitor para Assuntos Estudantis da UFPE, Fernando José do Nascimento, ao público da cerimônia de lançamento realizada no Auditório João Alfredo, localizado na Reitoria. Alguns estudantes da UFPE marcaram presença.

“Fizemos reuniões com estudantes de Odontologia. O edital surge desse diálogo com o movimento estudantil. Em seguida, também conversamos com diretores do CCS [Centro de Ciências da Saúde], do CAC [Centro de Artes e Comunicação] e do CTG [Centro de Tecnologia e Geociências] para sondar em que outros cursos poderia haver estudantes precisando de apoio para adquirir os materiais didáticos e instrumentais necessários para fazer aulas práticas”, lembrou o pró-reitor Fernando.

Coordenador da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), que faz parte da Proaes, Jônatas Félix da Silva acrescentou: “Quando realizavam as entrevistas para concessão de bolsas, as assistentes sociais já relatavam a preocupação dos estudantes em não conseguir adquirir o material e concluir o curso. Vínhamos há muito tempo maturando esse edital. Precisamos verificar demandas a partir do diálogo com os estudantes para elaborar as políticas”.

O professor Rogerio Zimmermann, do curso de Odontologia, trouxe a experiência de quem está nas salas de aula. “Ingressei na Universidade em 1978. Era um momento muito diferente, ingressava nas universidades quem tinha condições financeiras de pagar cursos, materiais. O instrumental já era considerado caro naquela época. Hoje, com as mudanças na sociedade brasileira, estudantes de todos os perfis econômicos têm acesso aos cursos. É angustiante escutar os relatos dos alunos preocupados [com o custo de materiais]. Acho que a UFPE, a despeito de todas as dificuldades que as universidades vêm passando, vai contribuir para essa transformação, pois oferecerá uma oportunidade para que muitos jovens não desistam do curso”, afirmou. 

“É importante estabelecer políticas afirmativas para o ingresso das pessoas na universidade e também ter gestos concretos de apoio à permanência”, continuou a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cinthia Kaline.

“Este edital estava em nossa pauta há muito tempo, mas ainda não tínhamos tipos condições de realizar este lançamento por falta de recursos. Todo mundo viu a situação das universidades brasileiras nos últimos quatro anos. Mas já estamos nos programando para dar continuidade a essa iniciativa. Desta vez, cada estudante pode pleitear até R$ 6 mil por meio do edital. Mas, se no ano que vem a gente tiver uma boa reposição orçamentária, pretendemos fazer mais investimentos”, afirmou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

Podem concorrer ao auxílio financeiro estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial nos campi do Recife, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e do Centro Acadêmico de Vitória (CAV).

Estudantes que já são beneficiários do Programa de Bolsas e Auxílios da Proaes podem participar, assim como outros que atendam ao que está disposto no Decreto nº 7.234/2010 – ou seja, que tenham perfil socioeconômico em conformidade com a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Além disso, é preciso atender a critérios como ter condições de concluir o curso no tempo mínimo definido pelo respectivo Projeto Pedagógico. 

Quem for contemplado terá que comprovar a aquisição do material, apresentando nota fiscal nominal em até 30 dias após o recebimento do auxílio.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2023 – O novo edital referente a materiais didáticos e instrumentais chega para somar ao conjunto de ações que a UFPE vem promovendo com o intuito de apoiar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade, com base no que está estabelecido no Pnaes.

Entre as ações citadas está o Programa de Bolsas e Auxílios da Assistência Estudantil 2023, cujas inscrições começaram no mesmo dia em que ocorreu o lançamento do novo edital e podem ser realizadas até o dia 19 deste mês. Por meio dele, serão disponibilizadas 500 bolsas de manutenção estudantil para ingressantes ou veteranos dos cursos de graduação presenciais nos campi do Recife, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e do Centro Acadêmico de Vitória (CAV).

Mais informações
Diretoria de Assistência Estudantil (DAE)

dae.proaes@ufpe.br
(81) 2126.8486

Date of last modification: 10/11/2023, 14:21