News News

Back

UFPE e Southwest University of Science and Technology (China) firmam protocolo de intenções

O protocolo visa a promover a cooperação por meio de intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Southwest University of Science and Technology, que fica na província de Sichuan, na China, firmaram protocolo de intenções. A assinatura aconteceu ontem (5) durante a Conferência de Intercâmbio e Cooperação entre a Província de Sichuan/China e Pernambuco/Brasil, realizada na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Estado de Pernambuco, no Bairro no Recife.

Foto: Passarinho

A vice-reitora e o presidente da universidade chinesa, Chen Yongcan, celebram a parceria

O protocolo visa a promover a cooperação entre as duas instituições de ensino superior, em áreas diversas, por meio de intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes; implementação de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; promoção de palestras e simpósios; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, tais como congressos, colóquios e seminários; e promoção de atividades de formação de pessoal docente-pesquisador, técnico e estudante. 

“O convênio com a China, para nós, é muito importante porque foca o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, técnicos e estudantes para a implementação de pesquisas, de projetos de extensão, de ensino, e toda a atividade científica entre as duas universidades”, afirmou a vice-reitora da UFPE, professora Florisbela Campos, que participou do evento.

O documento foi assinado pela vice-reitora (representando o reitor Anísio Brasileiro) e pelo presidente da Southwest University of Science and Technology, Chen Yongcan. O protocolo de intenções vigorará por um período de três anos, contados a partir da data da assinatura.

A Conferência de Intercâmbio e Cooperação entre a Província de Sichuan/China e Pernambuco/Brasil teve como objetivo estabelecer negócios e parcerias nas áreas de agropecuária, educação e pesquisa. A programação incluiu audiência entre o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, e representantes da delegação chinesa; reuniões específicas; e rodadas de negócios. 

Em seu discurso, o vice-governador Raul Henry ressaltou a vocação de Brasil e China para parcerias, embora sejam países com histórias, culturas e contextos econômicos diferentes. “Temos aqui amplas possibilidades de tornar realidade esse conjunto de protocolos que foram assinados aqui, nesta manhã [ontem (5)]”, afirmou ele. “Que possamos tirar resultados concretos e objetivos dos protocolos”, completou.

A delegação da China contou com 25 integrantes, entre os quais o vice-governador da Província de Sichuan, Qumu Shiha, o presidente da Southwest University of Science and Technology, Chen Yongcan, e outras autoridades da província asiática. Também participaram da programação do evento a cônsul da China no Recife, Yan Yuqing; a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lúcia Melo; secretários do Governo de Pernambuco e reitores de universidades locais.

A conferência foi organizada pelo Governo da Província de Sichuan, pelo Governo do Estado de Pernambuco e pelo Consulado Geral da República Popular da China no Recife. 

Date of last modification: 28/11/2018, 15:28