News News

Back

UFPE é representada em evento na Universidade de Surrey, no Reino Unido

Doutoranda em Engenharia Química (PPGEQ) Caroline Araujo apresentou suas pesquisas

A UFPE foi representada na “Doctoral College Conference”, promovida pela Universidade de Surrey, no Reino Unido, nos dias 3 e 4 deste mês. A doutoranda em Engenharia Química (PPGEQ) Caroline Maria Bezerra de Araujo realizou a apresentação oral sobre parte de suas pesquisas de mestrado e doutorado, que focam na produção de nano materiais de grafeno e suas aplicações na remoção de contaminantes presentes em efluentes advindos de lavanderias têxteis localizadas no Agreste pernambucano.

Foto: Divulgação

Caroline (de vestido vermelho) e os outros brasileiros selecionados

O evento da Universidade de Surrey teve como tema principal “Breaking new ground”, abrangendo diversas áreas do conhecimento. A conferência contou com apresentações dos trabalhos dos pesquisadores participantes na forma de pôster e apresentação oral, além de palestras e workshops sobre a vida acadêmica e a troca de conhecimentos entre pesquisadores. A “Doctoral College Conference” tem o objetivo de oportunizar a experiência da troca acadêmica entre os pesquisadores em início de carreira.

A chamada de bolsas para comparecer ao evento contou com cerca de 300 inscritos, tendo sido selecionados 15 doutorandos e doutores de várias universidades de diferentes países. No Brasil, foram contemplados cinco estudantes com a premiação das bolsas Santander Universidades, que cobriu as despesas da viagem referentes a passagens aéreas, translado e acomodação dentro da Universidade. 

“Participar da conferência foi uma excelente oportunidade de contribuir com a comunidade acadêmica da UFPE, divulgando a pesquisa aqui realizada, trocando conhecimentos e experiências com vários estudantes de diversas universidades do mundo. Além disso, levar o nome da nossa instituição para um evento tão importante em uma das melhores universidades do Reino Unido com certeza contribuirá para o processo de internacionalização da UFPE. No âmbito pessoal, me sinto extremamente honrada e grata pela oportunidade”, afirmou Caroline Maria Bezerra de Araujo.

PESQUISA – Atualmente, o polo têxtil de Pernambuco, que abrange principalmente as cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, contribui significativamente para a economia do estado, gerando empregos e produzindo riquezas. No entanto, as atividades ligadas ao setor demandam muita água, gerando uma enorme quantidade de efluentes a serem tratados.

A utilização de nano materiais de grafeno vem ganhando destaque, nos últimos anos, devido às suas propriedades físicas e químicas. Uma alternativa, portanto, para tentar remover os contaminantes desses efluentes seria a utilização dos grafenos. A pesquisa da doutoranda Caroline Maria Bezerra de Araujo é realizada com a orientação dos professores Marcos Gomes Ghislandi (UFRPE) e Maurício Alves da Motta Sobrinho (UFPE).

 

 

Date of last modification: 11/07/2018, 18:06