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UFPE atualiza documento que define diretrizes gerais para retomada das atividades na Universidade

Documento se baseia nas recomendações de biossegurança e mitigação de riscos para a situação de disseminação comunitária da Covid-19

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) atualizou as Diretrizes Gerais para a Retomada das Atividades na UFPE. O documento apresenta uma síntese do planejamento e das diretrizes que vêm sendo elaborados pela Administração Central para adequações a serem instituídas, com base nas recomendações de biossegurança e mitigação de riscos. “Nesta segunda edição, o documento apresenta um aprimoramento das recomendações de biossegurança e mitigação de riscos para a retomada de atividades, sejam elas envolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão”, explica o vice-reitor Moacyr Araújo, coordenador do Grupo de Trabalho da UFPE de enfrentamento à Covid-19.

O documento teve sua primeira edição em agosto e a nova versão pode ser consultada no site da Universidade. O plano geral divide a retomada das atividades nas seguintes fases:

• Fase 0: Ações emergenciais e estabelecimento inicial de parcerias para enfrentamento à Covid-19;
• Fase 1: Retomada das aulas da pós-graduação stricto sensu, Bloco Vida do Hospital das Clínicas e consolidação de novas parcerias estratégicas;
• Fase 2: Retomada das atividades não Covid-19 dos serviços de saúde;
• Fase 3: Retomada gradual de atividades não Covid-19 de laboratórios de pesquisa;
• Fase 4: Retomada das aulas da graduação de forma remota e dos estágios obrigatórios remotos e presenciais;
• Fase 5: Abertura gradual das clínicas-escola e laboratórios de ensino;
• Fase 6: Retomada das atividades administrativas de forma híbrida (remota e presencial); e
• Fase 7: Retomada de atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão de forma híbrida (remota e presencial)

Atualmente, a graduação da UFPE se encontra com atividades regulares através de ensino híbrido, envolvendo clínicas-escola e laboratórios de ensino, organizados para atividades com pré-agendamento, redução de horários, menor circulação e lista prévia de pessoas autorizadas, entre outras medidas.

Em relação aos serviços administrativos, há setores em atividades de maneira híbrida, como o corpo discente, protocolo, atendimento ao servidor, setores de infraestrutura dos Centros, entre outros.

Neste momento há serviços com presencialidade para desenvolvimento de atividades imprescindíveis, devidamente justificadas. A extensão possui norma própria acerca da autorização para atividades presenciais com fluxo e critérios definidos. A pós-graduação, por sua vez, aprovou calendário remoto até o momento, mas pode haver exceções de acordo com as especificidades formativas.

As atualizações nesta segunda edição tiveram como ponto de partida a apreciação de planos de retomada que foram solicitados aos diferentes setores que compõem a gestão universitária. Os planos setoriais seguem as orientações presentes nas diretrizes gerais para a retomada de atividades na UFPE, elaboradas pelo grupo de trabalho de enfrentamento à Covid-19.

Cada unidade levou em conta um roteiro de aspectos a serem abordados que inclui temas como pessoas; processo de trabalho; monitoramento e acompanhamento; comunicação interna; espaços institucionais; medidas administrativas; EPIs e EPCs (Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva); ações e serviços institucionais; sensibilização e educação em saúde; infraestrutura e logística; e orientações gerais e medidas de proteção individual e coletiva.

O documento também traz um questionário de autoavaliação para a Covid-19 como estratégia de identificação de sintomas. A autoaplicação do instrumento deve ser realizada periodicamente, anteriormente a qualquer deslocamento para o ambiente institucional, por toda a comunidade universitária. Embora não se configure como ferramenta de diagnóstico, a autoavaliação pode auxiliar a comunidade acadêmica a procurar por assistência médica, com base nos sintomas percebidos e contato com pessoas em adoecimento.

O material traz ainda orientações sobre temas como uso de transporte e apoio à saúde física e mental. Apresenta ainda um fluxo de resíduos sólidos de laboratórios e serviços de saúde, bem como maior detalhamento para utilização de museus institucionais, bibliotecas e alimentação, entre outros aspectos. É importante que os interessados acessem o documento e leiam detalhadamente as instruções sobre como proceder em cada caso específico. As diretrizes estão em revisão constante e podem ser atualizadas novamente caso seja necessário, de acordo com o contexto da pandemia da Covid-19.

“A atualização das diretrizes da UFPE apresenta indicativos para o desafio atual, bem como futuros passos institucionais, subsidiando gestores e comunitários em relação a medidas que serão implementadas. Ao mesmo tempo, os colaboradores do GT estão disponíveis para auxiliar localmente nas discussões e elaborações que de algum modo tratem a convivência entre pessoas e o compartilhamento de ambientes”, conclui o vice-reitor Moacyr Araújo.

A elaboração do documento foi realizada com base nas recomendações do GT Covid-19, composto por especialistas, representantes da gestão central, entidades representativas e comunidade universitária. O documento apresentado está aberto a colaborações de estudantes, técnicos e docentes da UFPE pelo e-mail diretrizesconvivencia@gmail.com.

 

Date of last modification: 18/02/2021, 15:18