News News

Back

UFPE apoia publicação de artigos em periódicos de alto impacto

Serão considerados os artigos publicados e/ou aprovados para publicação de outubro de 2017 a julho de 2018

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), publicou, nesta sexta-feira (29), o Edital Custeio de Publicação. O objetivo é apoiar o pesquisador no pagamento de custos de publicação de artigos em periódicos qualificados. As solicitações serão recebidas até 31 de julho. O apoio é concedido individualmente ao pesquisador para reembolso de despesas até o limite de R$ 4 mil por ano.

Serão considerados os artigos publicados e/ou aprovados para publicação no período de outubro de 2017 a julho de 2018. O responsável pela solicitação de apoio deve ser professor da universidade credenciado como docente permanente junto a um dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição. Os manuscritos devem ser publicados em periódicos qualificados, exclusivamente, como A1 ou A2 segundo os critérios do sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) específico da área do programa de pós-graduação ao qual o docente se vincula como permanente.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ernani Carvalho, informa que o Edital Custeio de Publicação vem dar continuidade à série de incentivos que a Propesq tem concedido por meio de editais. “Seu objetivo específico é apoiar pesquisadores que conseguem aprovar trabalhos científicos em revistas de grande impacto e repercussão, nas suas respectivas áreas, em nível internacional, mas que terminam encontrando dificuldades para finalizar sua publicação por conta das taxas cobradas”, explica.

Será considerada a ordem de apresentação das solicitações até se atingir o montante de recursos alocados para o objetivo do edital, que corresponde a R$ 80 mil. Se o número de propostas exceder esse montante, serão considerados critérios de desempate o extrato do Qualis da área ao qual o manuscrito foi submetido (A1 ou A2), o fator de impacto do periódico, a presença de coautor discente ou egresso (nos últimos três anos) do programa de pós-graduação e a presença de coautor vinculado à instituição de pesquisa estrangeira. O resultado será divulgado pela Propesq na sua página na internet até o dia 31 de agosto.

 

 

Date of last modification: 03/07/2018, 17:57