News News

Back

Terceira edição da Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFPE (Sepec UFPE) acontece hoje (19) e amanhã (20)

A programação traz apresentações de trabalhos, oficinas, rodas de conversa e outras atividades

Com o tema “Universidade Pública: ideias em formaAÇÃO”, a 3ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFPE (Sepec UFPE) teve início na manhã de hoje (19), com transmissão no YouTube da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). O evento acontece até amanhã (20) em formato on-line devido à pandemia do novo coronavírus. A programação traz apresentações de trabalhos, oficinas, rodas de conversa e outras atividades.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura Oussama Naouar, o tema da Sepec deste ano está em sintonia com a ênfase dada pela atual gestão da Universidade à dimensão do ensino, da pesquisa e da extensão. “Essa ideia de universidade pública é fundamental se a gente repensar este ano que passou. Um ano que trouxe inúmeros desafios para nossa instituição, a Universidade Federal de Pernambuco, para tentar trazer respostas para a sociedade civil”, disse, durante a abertura do evento. 

“A Sepec representa a finalização de um trabalho desenvolvido ao longo de todo um ano por docentes, estudantes e técnicos administrativos e que traz, na sua essência, essa perspectiva de integralização, de intersetorização e, principalmente, de extensão das ações universitárias à sociedade e da inserção da sociedade na universidade”, explicou a pró-reitora de Graduação Magna do Carmo Silva em sua fala na abertura.

Também presente à cerimônia de abertura, o reitor Alfredo Gomes enfatizou a relevância da tríade ensino-pesquisa-extensão na universidade pública brasileira. “A universidade pública lidera o campo da educação superior no Brasil em todas as áreas”, afirmou. “Nesse sentido, a universidade pública, e aí a gente faz uma referência a todas as federais, elas são uma referência para o processo mais amplo de consolidação de um projeto de país; um projeto de país que se vê ao mesmo tempo produtor de conhecimento, mas também soberano no conjunto das ações que deve realizar”, pontuou.

A abertura do evento contou ainda com uma apresentação cultural do professor Sérgio Deslandes, do Departamento de Música da UFPE. O docente abordou a obra do pernambucano Valdemar de Oliveira na área musical, trazendo informações e apresentações musicais. Na sequência, foi realizada a conferência “A (Re)construc¸a~o da Universidade Pública: Tijolo a Tijolo”, ministrada pela professora Roberta Traspadini, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

TRABALHOS – Nos dois dias da Sepec, são apresentados trabalhos do Encontro de Extensão e Cultura da UFPE (Enexc), Programa de Educação Tutorial (PET), UFPE no Meu Quintal, além de resultados de pesquisas, relatos de experiências pedagógicas e realização de oficinas. Também há exibição de rodas de conversa sobre vários temas, como editais da UFPE, programas e projetos realizados durante a pandemia do novo coronavírus e o Dia da Consciência Negra. As atividades acontecem via Google Meet e YouTube.

A Sepec é um evento institucional da UFPE que, na edição deste ano, congrega duas pró-reitorias (Proexc e Prograd). Busca proporcionar à comunidade universitária um momento de vivência singular, que transcende a integração de várias áreas, troca de experiências e ampliação de conhecimentos. Para isso, a semana engloba atividades diversas de ensino, pesquisa e extensão, que este ano estão adaptadas ao meio digital.

Mais informações
Instagram 

Date of last modification: 20/11/2020, 08:55