News News

Back

Servidores da Auditoria Interna da UFPE publicam artigo na Revista Contabilidade, Gestão e Governança

Lyndon Jhonson Soares dos Santos e Joebson Maurilio Alves dos Santos são economistas e auditores de controle interno

Por Petra Pastl

Dois servidores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicaram, na “Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG)”, o trabalho intitulado “Fatores que influenciam a probabilidade de rejeição das contas de governo dos municípios pernambucanos”. Lyndon Jhonson Soares dos Santos e Joebson Maurilio Alves dos Santos são economistas e auditores de controle interno, servidores vinculados à Auditoria Interna da UFPE desde 2017 e 2020, respectivamente. O artigo foi qualificado como A3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O artigo teve como objetivo verificar quais fatores influenciam a probabilidade de rejeição das prestações das contas de governo julgadas pelo Tribunal de Contas dos Estados de Pernambuco (TCE-PE) com base no perfil dos prefeitos e nas características socioeconômicas dos municípios. Assim, através da utilização de modelos estatísticos probabilísticos, foi possível mensurar a influência de diversas variáveis na probabilidade de rejeição das citadas prestações das contas.

De acordo com os autores, “os resultados encontrados mostraram que maiores níveis de experiência política e maior nível educacional dos gestores são fatores que afetam a chance de rejeição da prestação de contas dos prefeitos, aumentando e diminuindo a probabilidade de rejeição, respectivamente, enquanto maiores níveis de desempenho financeiro, de PIB per capita e de desenvolvimento municipal reduzem a chance de rejeição da prestação de contas pelo TCE-PE”.

A colaboração interinstitucional incluiu a coautoria do professor Jeronimo Libonati, da UFPE; do professor João Eudes Bezerra, da Fucape Business School; e da professora Amanda Aires, do Centro Universitário UniFBV|Wyden (UniFBV).

“A Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG) é um periódico de referência na área contábil, indexada em bases importantes como Speel, OpenAire, Web of Science, EBSCO, Gale, entre outras, possuindo fator de impacto relevante nessas bases e sendo classificada como Qualis Capes A3 aqui no Brasil. Portanto, as pesquisas publicadas nesse periódico possuem uma visibilidade ímpar servindo de referência para os pesquisadores na área”, afirma Joebson Maurilio.

O estudo contribui para uma compreensão mais profunda dos fatores que moldam a avaliação das contas de governo dos municípios pernambucanos pelo TCE-PE. Além disso, enfatiza a relevância da experiência política, educação e desempenho financeiro na análise das contas públicas, oferecendo valiosos insights para gestores públicos, acadêmicos e profissionais envolvidos na administração pública.
O artigo completo pode ser acessado aqui.  

AUTORES - Joebson Maurilio é economista pela UFPE, mestre e doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes) da Universidade. Suas pesquisas abrangem áreas como Economia do Setor Público, Economia da Saúde e Economia do Crime. Lyndon Soares é economista pela UFRPE, bacharel em Ciências Contábeis pela UFPE e mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPE. Suas pesquisas estão centradas na Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Controladoria, Controle Interno e Externo e Auditoria Governamental.

Mais informações
Lyndon Jhonson Soares dos Santos

lyndon.soares@ufpe.br
Joebson Maurilio Alves dos Santos
joebson.maurilio@ufpe.br

Date of last modification: 03/10/2023, 15:57