News News

Back

Seminário discute sobre a permanência acadêmica e os impactos do racismo na saúde mental dos estudantes negros universitários

O evento ocorre amanhã (31), às 14h, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Amanhã (31), às 14h, será realizado o seminário “Desafios da permanência na vida acadêmica e impactos do racismo na saúde mental de estudantes negros universitários”. O evento ocorre no auditório do térreo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal de Pernambuco. O seminário é gratuito e livre para todos os públicos. O mediador será o professor Jorge Lyra, vinculado ao Departamento de Psicologia da UFPE. Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento de formulário eletrônico. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Esta atividade está vinculada à pesquisa sobre “Condições de saúde mental na vida acadêmica de jovens universitários cotistas negros em Pernambuco durante a pandemia de covid-19”, com apoio do Edital Solano Trindade, desenvolvida em parceria com pesquisadores do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz PE) e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O estudo surge da percepção de que as desigualdades sociais e o racismo estrutural na sociedade brasileira contribuem no sofrimento mental das pessoas negras, população que foi afetada de forma ainda mais intensa ao longo da pandemia.

Além disso, na quarta-feira (dia 1º), das 15h às 16h30, haverá a mesa-redonda intitulada “Cotas raciais e acesso à universidade: diálogos e implicações da saúde e da educação na permanência de jovens negros” no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde”  da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). 

Sob a coordenação de Tereza Maciel Lyra, do Instituto Aggeu Magalhães, o evento será realizado no Auditório Denis Bernardes, situado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSA). Além disso, conta com a participação dos expositores Maria da Conceição dos Reis (UFPE) e Deivison Mendes Faustino (Unifesp/Instituto Amma Psique e Negritude). Nesse caso, por ser um evento fechado, podem participar da ocasião, somente, os inscritos no congresso.

Programação do seminário (31/10)

Mesa de abertura: 14h
Shirley Monteiro - Coordenação de ingresso/DGA/Prograd (UFPE);
Helen Maria - graduanda em Pedagogia e integrante do Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer/UFPE);
Jorge Lyra - integrante do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE), membro da coordenação da pesquisa “Condições de saúde mental na vida acadêmica de jovens universitários cotistas negros em Pernambuco durante a pandemia de covid-19”.

Mesa principal: 15h30
Douglas Barros - professor, escritor, psicanalista, doutor em Ética e Filosofia (Unicamp) e participante do Fórum do Campo Lacaniano;
Jesus Moura - psicoterapeuta, mestra em Psicologia (UFPE), associada da ANPSINEP - Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) e do Ilê Psi – Espaço de cuidado e acolhimento; 
Cida Bento - professora e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, cofundadora e conselheira do CEERT, professora da Universidade de Austin, Texas.

Date of last modification: 30/10/2023, 18:02