News News

Back

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem início hoje (1º)

Cecine é um dos polos do evento nacional

Fotos: Passarinho

Coordenadora apresentou balanço da gestão na Cecine

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento nacional que tem como objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população, foi aberta hoje (1º) UFPE, na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) – um dos polos em Pernambuco da SNCT. Este ano, o tema da Semana é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

A coordenadora da Cecine, Cida Guilherme, explicou a relevância do tema. “Esse tema é escolhido no Ministério da Ciência e Tecnologia e reflete realmente a importância de se cuidar do meio ambiente. É importante ter um entendimento de que nós fazemos parte do meio ambiente e assim como nós fazemos parte, nós precisamos cuidar dele”, justificou.

Já o reitor Anísio Brasileiro destacou a importância de a UFPE sediar a semana. “A Universidade Federal de Pernambuco sente-se muito honrada em participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Através da Cecine, é possível mostrar a população concretamente como que os avanços das ciências em todas as áreas podem melhorar a vida das pessoas”, afirma. 


Alunos de escolas estaduais participam das oficinas na SNCT

Durante a semana, são ofertadas oficinas voltadas à comunidade acadêmica e também ao público geral, especialmente os alunos da Educação Básica que estão concluindo o Ensino Médio. A programação completa está disponível no site da Cecine

Alunos da Escola Professor Leal de Barros, matriculados no 2º e 3º ano do Ensino Médio, participaram da cerimônia de abertura do evento e também das oficinas realizadas na manhã de hoje. A professora de História Renata Vieira ressaltou a relevância do evento para os alunos ao aproximá-los da UFPE e de seus projetos.

GESTÃO DA CECINE – Durante a cerimônia, a coordenadora Cida Guilherme, que está deixando o cargo neste mês, fez um balanço da sua gestão frente à Cecine. “A gente tá muito feliz porque o crescimento de pessoas que passaram pela Cecine em formação vem aumentando cada vez mais, desde 2016. Em 2018, foram quase 16 mil pessoas que passaram aqui e agora, em 2019, até agosto, foram quase 12 mil. É possível, sim, se fazer ciência e mostrar à sociedade que a universidade tem essa relevância”, evidenciou. Além do balanço da gestão, Cida aproveitou para fazer agradecimentos a todos que apoiaram a Cecine nesses quatro anos. “Temos muito que agradecer a todos os parceiros, aos professores da UFPE de todos os centros, da UFRPE e do IFPE”, enfatizou ela.

Date of last modification: 01/10/2019, 18:44