News News

Back

Rádio Paulo Freire divulga série radiofônica especial

Os cinco episódios, com duração média de 50 minutos, vão ser transmitidos em cadeia pelas emissoras da UFPE e serão disponibilizados nas principais plataformas de áudio

As emissoras da UFPE – Universitária FM 99,9 e Rádio Paulo Freire 820 AM – estão com programação especial durante esta semana no horário das 11h às 12h, apresentando a série “Os 60 anos da Rádio Paulo Freire”, no dial e por streaming. Em cinco episódios, veiculados de ontem (2) a sexta (6), a série conta a história de 60 anos da Rádio Paulo Freire, celebrados este ano, destacando o importante papel político que a emissora teve em Pernambuco como parte do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, atual UFPE, dirigido pelo educador Paulo Freire.

Foto: Divulgação

Catarina Apolonio com Maria de Jesus Baccarelli, em março de 2023

A Rádio Universidade já foi chamada de Universitária AM e agora tem o nome do seu criador. Produzida pela equipe da Rádio Freire, com execução de Catarina Apolonio, servidora da emissora e mestranda na Universidad de la Republica Uruguay, a série radiofônica traz desde depoimentos de nomes que colaboraram com a programação da antiga Rádio Universidade, como Hugo Martins, Maria de Jesus Baccarelli e Marcius Cortez, a entrevistas com historiadores, como Dimas Veras e Flávio Weinstein, além de especialistas no pensamento freireano, como Eliete Santiago e José Batista Neto. Também foram entrevistados familiares e amigos de José Laurenio de Melo, o primeiro diretor da emissora, além de importantes colaboradores do SEC, como o professor e crítico literário Luiz Costa Lima, entre outros.

Os cinco episódios, com duração média de 50 minutos, vão ser transmitidos em cadeia pelas emissoras da UFPE e serão disponibilizados nas principais plataformas de áudio. Também podem ser conferidos no site da Rádio Paulo Freire. 

02/10 - Episódio 1 - Recife no centro do mundo
Trata do contexto do Recife dos anos 1950/1960, época em que a cena cultural da cidade foi marcada pela atuação de nomes egressos da Faculdade de Direito do Recife, que fizeram parte do Teatro de Estudantes de Pernambuco (TEP) e de O Gráfico Amador. Vários destes intelectuais colaboraram com o SEC e com a Rádio Universidade, a começar pelo sue primeiro diretor, José Laurenio de Melo, que fez parte do grupo fundador do TEP e de O Gráfico Amador.

03/10 - Episódio 2 - O projeto de uma universidade popular: a criação do SEC
Aborda a criação do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife em 1962 ao qual estava vinculada a Rádio Universidade. Foi no SEC que o Método Paulo Freire teve suas experiências fundadoras, apostando na indissociabilidade entre educação e cultura. A rádio com uma programação que se diferenciava das rádios comerciais da época, tinha um importante papel pedagógico e político. A emissora entrou no ar em fase experimental em 1962.

04/10 - Episódio 3 - A rádio Universidade do Recife
Este episódio destaca a programação definitiva da emissora, no ano da sua inauguração definitiva em 29 de setembro de 1963. A Rádio Universidade não transmitia aulas de alfabetização, mas foi um importante agente de difusão das ações e ideias dos movimentos de cultura e de educação populares.

05/10 - Episódio 4 - O golpe que congelou o futuro
Considerada como “abrigo de comunistas” por sua proposta de educação, cultura e comunicação emancipatórias, o SEC, com o golpe militar de 64, o SEC sofre intervenção e muitos dos seus integrantes são presos e perseguidos, sendo obrigados a deixar a cidade e o país. O penúltimo episódio da série mostra como a Rádio Universidade, considerada como um veículo “subversivo”, foi obrigada a mudar sua linha editorial e a assumir um caráter eminentemente “recreativo”.

06/10 - Episódio 5 - A rádio Paulo Freire
O último episódio da série traça uma linha do tempo da emissora, tratando das suas distintas fases: da rádio Universidade do Recife (1962/1963), passando pela Rádio Universitária AM até se transformar na rádio Paulo Freire (2018/2019) que, reconfigurada como rádio-escola da UFPE, retoma a orientação freireana.

Para ouvir a série on-line na Rádio Paulo Freire, a partir das 11h, até o dia 06/10, sintonize aqui. 

Date of last modification: 03/10/2023, 16:01